Idealizado pela 50ª Promotoria de Justiça, que tem como titular a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, o Projeto “Aurora” completa um ano nesta terça-feira (25/10). Para dar sequência a este trabalho de reinserção social foi lançada oficialmente a segunda etapa da iniciativa. O evento aconteceu no Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande (EPFRSAAA).

Nesta segunda fase, a ação vai atender 16 reeducandas que foram pré-selecionadas. A proposta é trabalhar todas as facetas que compõem o universo da pessoa em transformação, desde o conhecimento da estrutura de apoio familiar até a sua qualificação profissional, a fim de que seja possível a oportunidade de inserção em trabalho lícito e a realização de sonhos, reduzindo as chances de reincidência.

A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo institucional comemorativo dos trabalhos e dos resultados do 1º ano de existência do projeto. O Diretor Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), Aud de Oliveira Chaves, foi convidado a fazer uso da palavra em nome dos parceiros e agradeceu a iniciativa do projeto e a importância do trabalho conjunto para o alcance de resultados positivos na ressocialização. Na sequência, a reeducanda Joanice da Guia de Jesus falou sobre a experiência de integrar a iniciativa como participante do 1º grupo, agradecendo o apoio recebido e ressaltando como sua vida foi transformada. Em seguida, os integrantes do primeiro grupo foram homenageados com aplausos e uma lembrança do 1º ciclo do projeto.

Em sua fala, a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin agradeceu o apoio e a dedicação de todos os parceiros: “O Projeto ‘Aurora’ é fruto da vontade de muitas pessoas que trabalharam arduamente para que se tornasse real. Por isso é um momento de celebrar e enaltecer a importância do trabalho conjunto e dos resultados alcançados neste primeiro ano do nosso projeto, cujo maior objetivo é auxiliar as pessoas privadas de liberdade a realizarem o sonho de uma vida refeita e longe do crime ao deixarem as grades”, ressaltou a Promotora.

Para oficializar a parceria entre as instituições que se propuseram a unir esforços neste trabalho, os representantes foram presenteados com a camiseta do Projeto “Aurora”. As reeducandas pré-selecionadas para fazerem parte do 2º grupo do projeto receberam das instituições parceiras, a mesma camiseta do projeto, como símbolo de acolhimento pela sociedade e compromisso com a ressocialização.

A apresentação cultural foi realizada pela senhora Henna e o senhor Renato, que abrilhantaram a ocasião com duas canções preparadas para este ato, em homenagem a todos os envolvidos com o Projeto “Aurora”.

Ao final foi exibido um vídeo institucional comemorativo dos trabalhos e resultados do 1º ano de existência do projeto.

Parceiros

As parcerias que propiciaram o início do “Aurora” no ano de 2021 e que permanecem são as seguintes: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS); Escritório Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat); Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da UCDB; e Instituto Rorschach de Mato Grosso do Sul.

Já ao longo deste primeiro ano de trabalho, novos parceiros foram somados e se uniram para a continuidade do projeto, tais como: Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG); Instituto Ação pela Paz; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS); Faculdade Estácio de Sá; Coach em Inteligência Emocional; Conselho Penitenciário Estadual; Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro); Cooperativa Central Aurora Alimentos (Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste); e Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab/MS). Atualmente, a inciativa conta com 16 instituições parceiras.

Texto: Ana Paula Leite e Ana Carolina Vasques/Jornalistas Assecom MPMS

Fotos:  Kethelyn Mara - Estagiária de Pós-Graduação em Jornalismo