Representantes do Ministério Público brasileiro participaram da 2ª Reunião Ordinária, que teve início na segunda-feira (21/11) e encerramento na manhã desta quarta-feira (23/11), pela plataforma teams, cujo objetivo foi a elaboração do plano diretor que irá guiar os trabalhos do Fórum Nacional de Gestão (FNG), nos próximos três anos.

Organizada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o encontro virtual recebeu 250 inscrições e reúne os comitês das áreas de orçamento, comunicação, tecnologia e gestão administrativa, orçamentária, estratégica e de pessoas do Ministério Público para analisar, avaliar e propor planos de ação referentes aos respectivos temas de atuação.

Na abertura das atividades, o Coordenador-Geral do Fórum e membro colaborador da Comissão de Planejamento Estratégico, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, destacou a importância do plano diretor para nortear a atuação dos setores, a fim de alcançar objetivos que tenham reflexos positivos perante a sociedade. "É um momento muito importante para o Fórum Nacional de Gestão, pois, quando pensamos em inovar, precisamos também parar para refletir e planejar os rumos a serem seguidos. O FNG é uma riqueza para o Ministério Público, pois é integrado por profissionais altamente capacitados e motivados, prontos para auxiliar a área finalística do MP no cumprimento de sua missão institucional. Serão dias produtivos de trabalho, com utilização de modernas metodologias de planejamento e gestão, visando à objetividade, simplicidade e resolutividade", destacou Ishikawa.

Como forma de preparação e capacitação para elaborar o plano diretor, o Fórum Nacional de Gestão ofereceu, em setembro, curso sobre a metodologia de gestão OKR para identificação de objetivos e mensuração de resultados.

Em janeiro deste ano, integrantes do Comitê Gestor do Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital do Ministério Público e servidores da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) receberam instrutoria sobre a metodologia.

O Fórum Nacional de Gestão é estruturado em seis comitês temáticos: Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI), Comitê de Políticas de Comunicação Social (CPCom), Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA), Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO), Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP) e Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE).

Junto ao Fórum, atuam os Representantes da Administração Superior (RAS), grupo composto por membros da alta administração, que atuam para ampliar, aprimorar e dar efetividade às respectivas deliberações.

 

Texto e imagem: CNMP com edição de Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS