Com o intuito de debater ideias, compartilhar experiências e boas práticas de atuação ministerial na área criminal, foi realizado, nos dias 9 a 11 de novembro, o Encontro do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM). O evento ocorreu na sede do Ministério Público de Santa Catarina.

No Encontro, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, e contou com a presença da Coordenadora do Núcleo Criminal (NUCRIM), Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

Na quinta-feira (10/11), a Coordenadora do NUCRIM, Renata Goya, acompanhada dos Promotores de Justiça Rogério Sanches (MPSP) e Rodrigo Cabral (MPPR), atuou como palestrante da Mesa Redonda "Aspectos Relevantes da Cadeia de Custódia".  A mediação ficou a cargo do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do MPSC, Jádel da Silva Júnior.

O Encontro do GNCCRIM encerrou, na sexta-feira (11/11), com duas palestras. No período da manhã, Renata Goya participou como debatedora da palestra "A confissão como pressuposto do ANPP", ministrada pelos Promotores de Justiça Rogério Sanches e Rodrigo Cabral. A Vice-Procuradora-Geral de Justiça do MPDFT, Selma Sauerbronn, mediou a atividade.

À tarde, os integrantes do CyberGAECO Carlos Henrique Pires, Marcos Paulo Peron, André Luiz Cardoso e Christian de Freitas abordaram o tema "Investigação criminal na era digital: desafios e boas práticas e novos meios de obtenção de provas".  O debate foi mediado pelo Delegado de Polícia Laurito Akira Sato e pelo Promotor de Justiça e Coordenador do GAECO do MPSC, Marcio Cota.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: MPSC