O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi premiado em quatro categorias da 10ª edição do Prêmio CNMP “Conexão que Transforma”. A cerimônia foi realizada na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (30/11).

A abertura foi realizada pelo Conselheiro do CNMP Moacyr Rey Filho que parabenizou as unidades ministeriais pelo apoio e comprometimento de cada instituição, além de parabenizar todas as iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público ao longo desses 10 anos, e complementou: “É dever institucional do CNMP estimular o desenvolvimento e o compartilhamento desses e de outros projetos. Reforço que somos 30 unidades, mas um só Ministério Público, uma só identidade nacional, na defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático e dos direitos fundamentais. A nossa integração potencializa a nossa atuação”.

O Ministério Público sul-mato-grossense garantiu o 1º lugar na categoria que abrange a área de sustentabilidade, com o projeto “Monitoramento dos resíduos de agrotóxicos em águas superficiais do MS”. Os Conselheiros do CNMP Moacyr Rey Filho e Rinaldo Reis Lima entregaram o troféu ao representante do projeto, o Promotor de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior, acompanhado do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Os Conselheiros do CNMP Moacyr Rey filho e Paulo Cesar dos Passos fizeram a entrega para a categoria investigação e inteligência, sendo premiado em 2º lugar o projeto do MPMS “Body Cams”. O Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati, representante do projeto, recebeu o prêmio acompanhado do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

O 3º lugar na categoria interação e articulação foi para o projeto do MPMS “Pantanal em Alerta”, receberam o prêmio os representantes do projeto, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet e o Capitão Bombeiro Militar Carlos Antônio Saldanha da Costa, acompanhados pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, os premiados receberam o troféu das mãos dos Conselheiros do CNMP Moacyr Rey filho e Oswaldo D'Albuquerque.

O MPMS garantiu mais uma premiação com o projeto “Acolhe no Campo” voltado para a transversalidade dos direitos fundamentais, premiado em 3º lugar na categoria. Os Conselheiros do CNMP Moacyr Rey Filho e Otávio Luiz Rodrigues Júnior entregaram o prêmio à representante do projeto, a Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, que estava acompanhada do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda e do Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior.

A premiação foi dividida em 9 categorias, totalizando 27 projetos classificados em todo Brasil.

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da área de Gestão de Projetos, coordenou todas as etapas para a inscrição de cada projeto desenvolvido no âmbito do MPMS.

Confira mais fotos do evento aqui

Texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: CNMP – Fábio Pinheiro e Sérgio Almeida