O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou, no último sábado (11/2), o funcionamento do Data Center Modular, ferramenta que potencializa a utilização dos recursos de tecnologia da informação, de forma a aumentar a rapidez no tráfego de dados e proporcionar maior segurança dos sistemas informatizados utilizados pelos membros e servidores da instituição.

O novo centro de dados foi instalado na Procuradoria-Geral de Justiça e atenderá às demandas tecnológicas atuais e futuras do MPMS, fornecendo infraestrutura para a condução dos trabalhos diários de aproximadamente 2.500 usuários e alta disponibilidade de serviços para toda sociedade sul-mato-grossense.

De acordo com a Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Myrian Raquel Rodrigues da Silva, para a instalação do novo centro de dados foi necessário a realização dos trabalhos de moving­ que é realocação dos equipamentos de Data Center.

“O moving não foi um projeto da equipe da TI e sim da instituição, e podemos destacar aqui o total apoio da Dra. Bianka Karina Barros da Costa, Secretária-Geral do MPMS, pois entre as principais preocupações que foram levadas em conta, destacam-se o planejamento para a interrupção dos serviços e equipamentos e ainda fornecer as opções para manter o plantão do MPMS disponível”.

Avanços tecnológicos

Cabe ressaltar que nos últimos 10 anos, com o avanço das relações para o meio digital se fez necessário o investimento gradual em novos recursos e soluções tecnológicas. O início desta jornada foi marcado por três etapas de melhorias na infraestrutura da sala técnica do MPMS, entre os anos de 2013 e 2015. À época, foram adquiridos novos equipamentos para processamento de dados, armazenamento e segurança da informação.

Para a Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos, o investimento em tecnologia proporciona à instituição segurança e eficiência: “O MPMS, ao longo dos últimos anos e considerando a importância do avanço do mundo digital, fez significativos investimentos na área de tecnologia e o novo data center representa o mais significativo deles. Com o novo data center o MPMS conta agora com o que há de mais moderno e seguro para guardar os dados da instituição e servir com mais eficiência a população sul-mato-grossense”.

Para o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni, os reiterados avanços tecnológicos e a evolução da implantação do Sistema de Automação da Justiça - Ministério Público (SAJ-MP) evidenciaram a latente necessidade de investimento em um ambiente altamente seguro para a infraestrutura tecnológica do MPMS: “A entrada em operação do novo data center modular do MPMS representa um grande salto de qualidade em nossos serviços. Trata-se de uma das mais avançadas instalações em operação no Estado e oferecerá maior segurança e estabilidade aos nossos serviços on line. Trabalhamos muitos anos nesse projeto, com envolvimento de múltiplas equipes nas áreas de TI, engenharia e licitações. Tenho muito orgulho do sucesso alcançado por essa super equipe do MPMS”.

Texto:  Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: STI MPMS