O novo Data Center Modular do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi inaugurado oficialmente, na tarde desta quarta-feira (15/3), pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, na sede do Procuradoria-Geral de Justiça.

A abertura da solenidade foi realizada pela Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, que saudou a todos os presentes, servidores e membros da instituição, em especial, aos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação. Segundo a Secretária-Geral, estes últimos representam o que é mais importante no serviço público: dedicação, lealdade, motivação e resiliência. “Os sonhos não determinam o lugar em que você vai estar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar que está”.

A Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos, fez uma breve reflexão sobre a importância deste momento. “O Data Center não representa somente uma estrutura eficiente e moderna de gerenciamento de nosso portifólio de tecnologia da informação, mas também, e principalmente, um importante aparato de salvaguardar nossos dados. Um grande incentivo para continuarmos a trabalhar em prol da nossa sociedade”.

Emocionada, a Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação do MPMS, Myrian Raquel Rodrigues da Silva, fez uso da palavra na solenidade. “Quando nos dedicamos a fazer o nosso melhor todos os dias, o tempo nos dá autoridade no assunto. Hoje em especial, destaco a pessoa do Ângelo, que com seu jeito corajoso, responsável e comprometido, tornou-se autoridade nacional em Data Center. E não só isso, trouxe com ele toda a sua equipe. Gratidão a todos”.

Encerrando o evento, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, lembrou na sua fala sobre o investimento de longa data em tecnologia para o MPMS. “Parabéns! Porque vocês merecem. É com resultados efetivos que o recurso público se volta ao seu destinatário que é o povo. Nós não somos nada, somos apenas um caminho para servi-los, não para sermos servidos. Nós temos compromisso e responsabilidade, nós temos continuidade. Nós funcionamos muito bem como time. E essa é uma vitória de todos nós, então parabenizo desde lá de trás quem começou o investimento na tecnologia. Agradeço a todos vocês de coração”.

O novo Data Center Modular potencializa a utilização dos recursos de tecnologia da informação, aumentando a rapidez no tráfego de dados e proporciona maior segurança dos sistemas informatizados utilizados pelos membros e servidores da instituição, bem como fornece infraestrutura para a condução dos trabalhos diários de aproximadamente 2.500 usuários e alta disponibilidade de serviços para toda a sociedade sul-mato-grossense.

Autoridades presentes à solenidade

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; o coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves; e o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati.

Informações sobre o Data Center

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, atualmente é o mais avançado centro de processamento de dados do Estado, com uma área total de 340m², que vai atender a um elevado padrão tecnológico, com cerca de 2.500 usuários em suas atividades diárias. A segurança física de dados é indispensável, sendo a obra projetada com uma estrutura resistente a tentativas de arrombamentos, impactos, incêndio, explosões, umidade e alagamento a instalações do Data Center, requisitos estes que constam nas principais normas ambientes de alta disponibilidade. O Data Center é um sistema autossustentado com equipamento do tipo de geração em fornecimento de energia, para que as manutenções possam ser feitas sem necessidade de suspensão das operações

Confira as fotos da solenidade, aqui.  

Texto: Waléria Leite - Jornalista/Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques - Jornalista/Assecom MPMS