O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou, na última quinta-feira (16/3), da posse do novo Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Gasparini, nomeado para o biênio 2023/2025.

A cerimônia de posse foi realizada no Plenário do Tribunal de Justiça de MS e a mesa de autoridades do evento foi formada pelo Defensor Público-Geral, então em exercício, Homero Lupo Medeiros; pelo Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Fiorentino; pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Presidente do TJMS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins; e pelo Governador do Estado, Eduardo Riedel.

Em seu discurso de boas-vindas ao novo Defensor Público-Geral, o chefe do MPMS desejou-lhe sucesso em sua jornada, enalteceu o trabalho da Defensoria Pública e reforçou os laços institucionais visando à garantia e a defesa dos direitos da sociedade sul-mato-grossense.

“Sempre relembro em meus discursos a importância das instituições perante a sociedade, principalmente a nossa que necessita de alguém que a defenda. Vivemos em um país com abismos sociais e econômicos, e a atuação da Defensoria Pública e do Ministério Público mostram-se essenciais para a garantia e defesa dos direitos dos mais necessitados. Quando Pedro Paulo assumiu a responsabilidade de comandar esta instituição, que é um motivo de orgulho para os sul-mato-grossenses, ele decidiu trilhar um caminho de servir e fazer a diferença. Ao amigo, Pedro Paulo Gasparini, desejo sucesso em sua jornada e conte sempre com o Ministério Público para alcançar a sua missão”.

Na solenidade, o novo Defensor Público-Geral agradeceu o apoio e incentivo da família, amigos, servidoras e servidores, defensoras e defensores-públicos que fazem parte de sua carreira.

“Os desafios são grandes, mas trabalhamos e trabalhando juntos, nós, com certeza, garantiremos uma Defensoria Pública cada vez mais forte, voltada ao atendimento a quem mais precisa. Construindo, assim, um Estado mais justo”, finalizou o Defensor Público-Geral empossado.

Breve currículo

Pedro Paulo Gasparini é natural de Araçatuba, com formação em Direito pela Universidade de Direito de Araçatuba. Foi aprovado no XIII Concurso Público de Provas e Títulos para provimento dos Cargos de Defensor Público Substituto da Defensoria Pública de MS, e tomou posse em 2004.

Como Defensor Público atuou nas comarcas de Nioaque, Paranaíba e Ponta Porã, onde foi coordenador da 8ª Regional, e no ano de 2017 foi aprovado no concurso de provimento por promoção à comarca de Campo Grande pelo critério de merecimento. Na Capital, exerceu dentre outras atuações, a coordenação do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e de Execução Penal. Também foi chefe de gabinete e recentemente ocupava o cargo de assessor para assuntos institucionais.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS com informações Ascom Defensoria Pública MS

Fotos: Defensoria Pública MS