Diretores executivos da empresa Arauco, empresa chilena do ramo madeireiro, especializada na fabricação de celulose e painéis, reuniram-se, nesta terça-feira (28/3), com membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, para apresentarem as ações de implementação do Projeto Sucuriú, indústria de celulose que será construída no município de Inocência.

A reunião foi realizada a pedido do Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, titular das Promotorias de Justiça do município, e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; da Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ, Ana Cristina Carneiro Dias; do Prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos; e representantes da Diretoria da Arauco.

No encontro com os representantes da empresa, o Chefe do MPMS manifestou a importância de ações sustentáveis, durante a implementação da indústria, como forma de minimizar os impactos socioambientais para o município de Inocência, que atualmente tem uma população de 8 mil habitantes. “Este é um grande avanço para o Estado, e o MPMS apoia os investimentos. No entanto, todo desenvolvimento necessita de ações que visam a preparar não só o município e o Estado como também as instituições públicas que irão atuar diretamente com todo o processo, desde o aumento da população e das demandas sociais na área da saúde, transporte, segurança, bem como nos efeitos ambientais”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça.

De acordo com o Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, o Ministério Público Estadual irá fiscalizar o andamento dos acordos  em que o  Estado, o município e a própria empresa se responsabilizaram em disponibilizar para a comunidade local melhorias na saúde, na acessibilidade, no transporte e na segurança pública: “É necessário que esses prazos e  acordos sejam fielmente cumpridos, pois  os atrasos por parte de um desses atores na implementação desse grande projeto geram efeitos na segurança pública, na saúde e em outras áreas, daí a importância de o MPMS fiscalizar a implementação da indústria”, pontuou o Promotor de Justiça.

O Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Arauco, Mário José de Souza Neto, destacou que o investimento é estimado em R$ 15 bilhões e terá 12 mil pessoas trabalhando no pico da construção da fábrica. O Projeto “Sucuriú” terá capacidade de 2,5 milhões de toneladas por ano de celulose de eucalipto e deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2028.

 

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite/Jornalista-Assecom MPMS