O dia 15 de maio é dedicado aos Assistentes Sociais e, em 2023, o Serviço Social completa 30 anos do Código de Ética do Assistente Social. E para prestigiar o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei n. 8.662/1993), foi lançada a campanha “Serviço Social, necessário para o Brasil”.

Neste sentido, a Unidade Multiprofissional do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) organizou o “1º Workshop de Serviço Social”, realizado no auditório do LAC, no dia 10 de maio.

O evento contou com a presença da Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, que falou sobre o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde. Ela destacou que “é essencial a atuação articulada e uniforme dos órgãos de execução do Ministério Público que desempenham suas atribuições na defesa da saúde, bem como adotar medidas visando à defesa e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, e que os Assistentes Sociais são fundamentais nesse processo”.

A abertura do workshop foi realizada pela Gerente de Atenção à Saúde, Cláudia Lang. Em seguida, a Professora Luciane Pinho de Almeida explanou sobre o “Panorama das possibilidades e desafios do Serviço Social no contexto atual”; e o Defensor Público Nilton Marcelo de Camargo apresentou o Núcleo de Atenção à Saúde da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, as Assistentes Sociais do Humap realizaram apresentações com temas diversos, como o Grupo de Acolhimento e Cuidados Paliativos, e houve a apresentação do processo de trabalho dos profissionais da área nos diferentes hospitais de Campo Grande, além do trabalho realizado no Hospital da Universidade da Grande Dourados (HU-UFGD).

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Foto: Humap