Com o objetivo de priorizar a manutenção dos serviços de neurocirurgia na Santa Casa de Campo Grande, que é referência no Estado de Mato Grosso do Sul, a Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti reuniu-se, na terça-feira (6/6), com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Procuradoria-Geral do Estado, Santa Casa de Campo Grande, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e médicos neurocirurgiões da Santa Casa, no Auditório Cláudia Menezes Pereira, sede das Promotorias de Justiça da Capital.

Na reunião, foram definidos os seguintes compromissos: a Santa Casa solicitou que os médicos neurocirurgiões mantenham suas atividades regulares até o dia 19 de junho de 2023, para ultimar as negociações sobre as propostas apresentadas no encontro, especialmente o aumento do número de profissionais neurocirurgiões para comporem a equipe, a necessidade de reajuste contratual e aquisição de implementos e materiais para o serviço.

O Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa concordou em manter suas atividades regulares até o dia 19 de junho, data-limite para a finalização das negociações. A equipe de médicos informou que, caso não haja acordo, deixará o corpo clínico da Santa Casa.

A Secretaria Municipal de Saúde concordou em negociar com a Santa Casa eventuais aditivos contratuais, sendo que o hospital deverá oficializar a proposta até o dia 14 de junho. No mesmo sentido, a SES também concordou em realizar tratativas com a SESAU relativamente ao contrato com a Santa Casa.

Por fim, a Santa Casa deverá encaminhar ofício à Promotoria de Justiça, apresentando as tratativas realizadas.

Participaram do encontro o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões; a Secretária Adjunta da SESAU, Rosane Leite de Melo; o Procurador-Geral do Estado,  Kaoye Oshiro; a Presidente da Santa Casa, Alir Terra; o Vice-Presidente da Santa Casa,  Jary de Carvalho e Castro; a Diretora da SES, Angélica Congro; o Diretor Técnico da Santa Casa, William Leite Junior; o Superintendente da SESAU, Yama Higa; o advogado do Grupo de Neurocirurgia, Leandro Augusto; os médicos neurocirurgiões Diego de Angelis Ramos, Eurico Ribeiro, Adalberto Santiago de Souza Júnior, Rodrigo A. S. Sola, Igor de Souza e Fabiano Serafim dos Santos; o Presidente do CRM/MS, José Jailson de Araújo Lima, dentre outros.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.