Acadêmicos do curso de Direito de cinco universidades, pública e privadas, de Campo Grande, têm a oportunidade de aprender na prática sobre o Tribunal do Júri e os seus mais diversos aspectos e perspectivas, através de um grupo de estudos de livros, artigos, jurisprudências, e com a participação de todos os profissionais que atuam perante o sistema de justiça.

O projeto “O Júri tem a palavra”, idealizado e desenvolvido pela Promotora de Justiça da 21ª Promotoria de Justiça, atuante no Tribunal do Júri da comarca de Campo Grande, Luciana do Amaral Rabelo, tem realizado junto aos diretórios acadêmicos das Universidades e Faculdades de Direito de Campo Grande e com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), oficinas e palestras, com estudo de livros e de temas do Tribunal do Júri. A iniciativa conta com a participação de advogados, defensores públicos, promotores de justiça, juízes, delegados e, principalmente, acadêmicos dos cursos de Direito e pessoas interessadas na temática do Tribunal do Júri.

As oficinas ocorrem mensalmente, no âmbito das Universidades participantes, sendo que o apoio e a contribuição dos Diretórios Acadêmicos têm sido determinantes para o sucesso do projeto. São parceiros os diretórios acadêmicos CAJEF (UFMS), CAMIR (INSTED), DACLOBE (UCDB), CARF (UNIDERP), CALUG (UNIGRAN capital), além da OAB/MS que indica membros para participar e acompanhar as ações do projeto.

Até o momento já foram desenvolvidas várias oficinas e palestras, a última no mês de maio, onde houve a apresentação dos livros “A defesa tem a Palavra” de Evandro Lins e Silva e “Como julgar, como defender, como acusar” de Roberto Lyra, por acadêmicos dos diretórios participantes.

A próxima oficina será realizada do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN Capital) no dia 20/6, em que será abordado o tema: “Feminicídio: Aspectos processuais”.

Texto: 21ª Promotoria de Justiça com alteração de Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS.

Fotos: 21ª Promotoria de Justiça