O Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, com o Corregedor Nacional do Ministério Público Brasileiro, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e equipe do CNMP estiveram, nesta terça-feira (17), com o Governador do Estado, Eduardo Riedel, para tratar sobre pautas relacionadas às políticas públicas.
Entre os assuntos discutidos estavam a violência doméstica, a educação infantil e a implementação de programas de governo, com o objetivo de fortalecer a atuação dos poderes em benefício da sociedade sul-mato-grossense.
De acordo com Ângelo Costa, o encontro foi importante para apresentar um pouco do trabalho da Corregedoria Nacional do Ministério Público. “Estamos realizando correições em promotorias do MP de Mato Grosso do Sul, Centros de Apoio, Núcleos, enfim, na área de promoção de direitos fundamentais. E aí estamos atuando para que se verifique a atuação do MPMS em áreas como violência contra as mulheres, buscando a redução de feminicídios, a promoção da educação infantil, combate à violência contra a população LGBTQI e outras demandas como a inclusão de pessoas com deficiência”, afirmou durante a conversa.
O Chefe do Executivo ponderou sobre a reunião: “É sempre importante uma visão do Ministério Público, principalmente nas causas relacionadas aos indicadores que o Brasil tem referentes à violência contra a mulher, de proteção à criança e ao adolescente, entre outras. Podemos trocar bastante informação e o MP, de maneira geral, é um grande parceiro nessas ações, junto aos Municípios, ao próprio Estado, e nós também conversamos um pouco sobre as diferentes políticas públicas em andamento, e como o Ministério Público também ajuda e pode ajudar cada vez mais na aplicação dessas políticas públicas, então, sempre é positivo”, finalizou Riedel.
A reunião ainda contou com a presença do Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, da Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, dos Conselheiros do CNMP, Paulo Passos e Ivana Cei, além de outras autoridades. A reunião foi realizada no Receptivo do Parque, na Capital.
Correição - A equipe do CNMP fará correição, ao todo, em 31 unidades na modalidade presencial, além de Núcleos e Centros de Apoio, e 24 na modalidade on-line. A Corregedoria Nacional do Ministério Público iniciou, no dia (9), a correição ordinária de forma virtual, programada para ser realizada nos Municípios de Corumbá, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã e Bonito. Em Campo Grande e Dourados, a previsão é de que os trabalhos terminem na sexta-feira (20).
Texto: Karla Tatiane
Revisão: Rejane Sena
Fotos: Assecom/MPMS