A Ouvidora Nacional e representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) visitaram, nesta terça-feira (17), a sede da Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que é o canal oficial de comunicação entre a instituição e a sociedade.
Recepcionados pelo Ouvidor do MPMS, o Promotor de Justiça Renzo Siufi, a Ouvidora Nacional do Ministério Público, Ivana Lúcio Franco Cei, o Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, e a Coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Soares Rocha, conheceram as principais frentes de atuação do órgão.
A equipe do CNMP está em Mato Grosso do Sul para o trabalho de Correição Ordinária em andamento, e fez uma visita de cortesia à Ouvidoria do MPMS.
“Ficamos impressionadas, é desenvolvido um trabalho excepcional, e o fato de que a maior demanda da Ouvidoria local é a improbidade administrativa nos surpreendeu e, a partir desta descoberta, passaremos olhar com mais atenção e a trabalhar em cima desta informação”, afirma a Ouvidora Nacional do Ministério Público, Ivana Lúcio Franco Cei. O tema “improbidade administrativa” lidera o quantitativo de manifestações recebidas pela Ouvidoria do MPMS (foram 691 em 2024).
O serviço de escuta especializada para atender demandas relacionadas à violência contra as mulheres, seguindo recomendação do próprio CNMP, também foi objeto de elogios pela Ouvidora Nacional, assim como o recebimento de denúncias relacionadas à violência policial, outro tema sensível e que tem sido bandeira do Conselho. Quando aportam à Ouvidoria do MPMS, as denúncias desta temática são encaminhadas ao GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial) do MPMS.
O Ouvidor do MPMS, Renzo Siufi, considera que a presença dos representantes do CNMP será motivadora para o trabalho da equipe do órgão. “A visita nos motivou ainda mais a atender toda a sociedade, principalmente os grupos carentes e vulneráveis, que mais necessitam dos serviços do Ministério Público. Tivemos uma longa conversa, relatamos todas as nossas demandas, ideias e projetos, sendo certo que a visita da doutora Ivana, referência nacional feminina do Ministério Público brasileiro, honrou e engrandeceu a Ouvidoria local”, considerou.
Texto: Zana Zaidan e Cyro Clemente
Fotos: Assecom MPMS