Durante o II Congresso do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que está ocorrendo no Rio de Janeiro, membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) participaram  de painéis temáticos, abordando temas relevantes como crimes em ambientes virtuais e desafios do Direito nas questões ambientais.

A Procuradora de Justiça e Coordenadora do GAECO/MPMS, Ana Lara Camargo de Castro integrou o painel intitulado “A Criminalidade Digital - Instrumentos de Investigação, Prevenção e Repressão”. Em sua fala, ela apresentou um estudo aprofundado sobre a “Exposição pornográfica não consentida na virtualidade”, tema que também é abordado em seu livro, onde discute as implicações legais e sociais dessa prática nociva. O painel teve a presidência do Procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, e contou ainda com a participação do Promotor de Justiça MPSC, Diego Roberto Barbiero, que abordou a implantação de malwares em investigações complexas, e Mário Sarrubbo, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que falou sobre o combate ao crime organizado na era digital.

Além disso, o Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do MP, Fabrício Mingatti, contribuiu com o painel “Estado de Direito Ecologicamente Sustentável, Mudanças Climáticas e Desafios do Ministério Público”. Ele abordou os desafios enfrentados pela sociedade na recuperação econômica em casos de calamidade e emergências, destacando a importância do Ministério Público na promoção de um desenvolvimento sustentável.

O II Congresso do CNPG, com sua programação diversificada e a presença de especialistas de todo o país, tem se mostrado uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade em diferentes áreas.

 

Texto: Ana Carolina Vasques

Fotos: MPRJ