O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Romão Avila Milhan Junior, participou da 3ª reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e prestigiou a cerimônia de posse do novo presidente do colegiado, Georges Seigneur, atual Procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para o biênio 2024-2025. As agendas ocorreram nesta terça-feira (10), em Brasília. 

O CNPG desempenha um papel fundamental na articulação e integração dos Ministérios Públicos de todo o país, promovendo a cooperação e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios do sistema de justiça brasileiro. A atuação do conselho é essencial para garantir a defesa dos direitos dos cidadãos e a promoção da justiça.

Reunião extraordinária

O encontro reuniu membros do MP brasileiro para o debate e a construção de entendimentos sobre diversas pautas, entre elas a submissão e aprovação da Prestação de Contas do CNPG do ano de 2024, até então sob a presidência do Procurador-geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares Junior.

Posse do CNPG

A solenidade de posse do novo presidente do CNPG, Georges Seigneur, contou com a presença de diversas autoridades e membros do MP de todo o país, inclusive o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

O evento também marcou a despedida do  Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, do cargo de Secretário Executivo do CNPG. “Tive a honra de concluir a missão de servir o Ministério Público brasileiro. A sensação é de missão cumprida”, disse ele.

Seigneur foi eleito presidente para o biênio 2024-2025, por aclamação, no dia 21 de novembro, e assume o cargo até então ocupado por Jarbas Soares Júnior, que permaneceu à frente do CNPG por um ano, conforme prevê o estatuto do Conselho. Na mesma solenidade, ele foi reconduzido ao cargo de Procurador-geral de Justiça do MPDFT, para o segundo mandato.

Texto: Zana Zaidan
Fotos: MPDFT