Devido aos trabalhos realizados, especialmente no período eleitoral de 2024, o nome do Ouvidor do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Renzo Siufi, foi aprovado por unanimidade para receber a Comenda do Mérito ao Ouvidor.

A condecoração foi instituída pela Resolução TRE-MS n. 744/2021 e é símbolo de distinção honorífica representada por insígnia concedida a título de reconhecimento às pessoas e instituições que, por serviços prestados relevantemente, hajam notoriamente cooperado para o engrandecimento da justiça eleitoral no Brasil.

O também Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), afirma ter sido surpreendido com a honra. “Sinceramente foi uma surpresa que muito me honra.  Fruto do reconhecimento do trabalho não só meu, mas do Ministério Público de Mato Grosso do Sul”, disse.

Renzo Siufi destacou o papel do MPMS e da Ouvidoria da instituição. “A honra é resultado do reconhecimento do trabalho que a Ouvidoria do MPMS desempenhou nas eleições, objetivando uma eleição limpa, transparente, justa e, sobretudo, com respeito à democracia. O MPMS atua na fiscalização, na prevenção, na orientação, combatendo vários delitos eleitorais e garantindo a lisura e a transparência do pleito eleitoral”, finalizou.

Além dele, mais 28 autoridades receberam a outorga.

Na plateia, prestigiando o evento, o Procurador-Geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior e o Presidente da Associação dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Fabrício Secafen Mingati.

 

Texto: Karla Tatiane
Fotos: Assecom
Revisão: Fabrício Judson