O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) vai oferecer aos integrantes do quadro da instituição o curso “Primeiros Socorros Psicológicos”, um treinamento voltado ao cuidado e ao suporte inicial daqueles que, durante o trabalho, enfrentarem alguma situação relacionada à saúde mental.
A iniciativa faz parte das ações do MPMS durante o Janeiro Branco, mês de sensibilização e intensificação das discussões que envolvam a saúde mental. Inédito na instituição, o curso é um dos caminhos para fortalecer a cultura interna de fomento ao bem-estar.
Todos os membros, servidores, estagiários, residentes e terceirizados podem fazer o treinamento, que é oferecido pela Escola Superior do MPMS, e tem como professoras psicólogas especialistas em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Além de familiarizar e capacitar os integrantes do MPMS para atuarem diante de situações sensíveis, o curso será o treinamento dos chamados “Promotores da Saúde Mental”, projeto iniciado com o intuito de formar um grupo de voluntários para atuar no acolhimento inicial de pessoas que passem por quadros de sofrimento mental. A ideia é que, em situações sensíveis, existam pessoas treinadas para acolher, ouvir e conversar.
“As discussões sobre a saúde mental por muito tempo foram negligenciadas. Diante do cenário atual, este é um tema crescente e que afeta cada vez mais pessoas. Por isso é que construímos este grupo de voluntários que, após a capacitação, estarão preparados para agir e prontamente prestar o atendimento inicial àqueles que necessitarem”, explica a Presidente da Comissão de Prevenção a Situações de Riscos à Saúde Mental, a Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Legislativa, Camila Augusta Calarge Doreto, que idealizou o projeto “Promotores da Saúde Mental”.
Texto: Zana Zaidan
Revisão: Fabrício Judson
Arte: MPMS