O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) integrou, na manhã deste sábado (31), um dos mais de 300 atendimentos oferecidos durante o Mutirão Todos em Ação. Nesta edição, as atividades ocorreram no Bairro Santa Emília, na Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues.

Os moradores da região, além da orientação jurídica gratuita do MPMS, tiveram a oportunidade de usufruir de serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, lazer e cidadania, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos atendimentos públicos e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

O organizador da participação do MPMS no Mutirão Todos em Ação, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, ressaltou o comprometimento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em estar próximo da comunidade.

“Nem o frio afastou as pessoas, que vieram para serem atendidas por muitas instituições. O MPMS está aqui para apresentar nossas campanhas, mostrar o papel do Promotor de Justiça na sociedade e, acima de tudo, realizar os atendimentos necessários, que, a partir do mutirão, serão encaminhados às Promotorias de Justiça. Não poderíamos ficar de fora deste evento”, pontuou o Promotor de Justiça.

Ainda durante o mutirão, a Promotora de Justiça do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), Renata Goya, distribuiu materiais da campanha Você Merece um Amor Leve, de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.

“Estamos mais uma vez no mutirão do povo, no Santa Emília, divulgando as ações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, principalmente nossa campanha Você Merece um Amor Leve, lembrando que, amanhã, 1º de junho, é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. O nosso trabalho é trazer informação, porque informação salva vidas”, destacou a Promotora de Justiça.

Além dos Promotores de Justiça, os atendimentos do MPMS contaram com a participação de servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Divisão de Transporte, Centro de Apoio Operacional (CAOCC) e do Departamento de Comunicação (Decom).

O evento é fruto da união entre diversos órgãos, como o MPMS, Defensoria Pública Estadual, Defensoria Pública da União, Prefeitura de Campo Grande, Câmara Municipal, Governo do Estado, Fecomércio-MS, Senac, além de várias secretarias e instituições parceiras.

Para acessar os serviços, os participantes precisavam apenas apresentar documentos originais e cópias para garantir agilidade. A prefeita Adriane Lopes destacou que o mutirão representa um compromisso com a inclusão social. “O projeto simboliza o cuidado com as pessoas”, afirmou.


Texto: Danielle Valentim
Fotos: Decom/MPMS