O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior (ESMP-MS) e do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (Nojúri), promoveu, neste dia 8 de agosto, o curso “Inovações nas Perícias de Local e o Sistema Nacional de Balística”. A capacitação reuniu membros e assessores jurídicos do MPMS no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande.

Com foco na atualização técnica dos participantes, o curso apresentou os avanços tecnológicos e metodológicos aplicados às perícias de locais de crime e abordou, ainda, o funcionamento e a integração do Sistema Nacional de Balística.

 A iniciativa reforça o compromisso do MPMS com a qualificação contínua dos profissionais envolvidos na persecução penal. A programação contou com palestras conduzidas por peritos do Instituto de Criminalística Hercílio Marcellaro (ICHM).

Palestrantes

O diretor do ICHM, Emerson Lopes dos Reis, abordou as inovações tecnológicas nas perícias criminais; a chefe do Núcleo de Perícias Externas, Thayla Caroline de Arruda Venancio, tratou das práticas de atuação em locais onde ocorreram delitos, além de demonstrar aos participantes o uso de um scanner 3D que permite análises mais apuradas dos vestígios deixados pelos infratores.

Por fim, Karina Rébulla Laitart, chefe do Núcleo de Balística Forense, detalhou o funcionamento do Sistema Nacional de Balística e a participação estadual no Banco Nacional de Perícias Balísticas.

As exposições trouxeram uma visão atualizada e prática sobre os desafios da criminalística moderna. Na visão do Promotor de Justiça Substituto Guilermo Timm Rocha, atuante em Amambai, a iniciativa foi bastante proveitosa por trazer aspectos práticos e teóricos.

“Importante também é estreitar laços com os peritos criminais, porque muitas vezes eles são os olhos do Ministério Público, principalmente nas cenas de crime. Então é muito importante essa ponte.  Foi um curso muito proveitoso”, elogiou.

Texto: Marta Ferreira de Jesus
Revisão: Frederico Silva
Foto: Decom/MPMS