O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou, nesta quinta-feira (2), uma visita técnica à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para conhecer o panorama geral, as possibilidades de projetos e a estrutura da universidade.

Durante a visita do MPMS à universidade, a reitora Camila Ítavo destacou a relevância da aproximação entre as instituições.

“Essa visita nos permite mostrar todas as possibilidades, projetos e estruturas da Universidade que estão à disposição de cada cidadão e cidadã sul-mato-grossense. Aqui não oferecemos apenas formação, mas também ciência, e podemos contribuir com evidências científicas, com o cuidado às pessoas e com a oferta de serviços previstos na Constituição. São direitos fundamentais, como educação, saúde e tantos outros, em que podemos atuar coletivamente em prol de toda a sociedade de Mato Grosso do Sul”, destacou.

A comitiva iniciou a passagem pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap). A superintendente do Humap-UFMS, Andrea Lindenberg, destacou as melhorias na estrutura física do hospital, como a inauguração de leitos clínicos, a atualização do acelerador linear da radioterapia e a entrega do banco de leite.

“São avanços importantes para melhorar a assistência à população. Ter o MPMS como parceiro é fundamental para entendermos nossas necessidades e avançarmos juntos”, declarou.

O roteiro contemplou ainda os Setores 3 e 4, com ida à passarela ecológica, Restaurante Universitário, piscina, Teatro Glauce Rocha, Casa da Ciência, Academia Escola, quadras esportivas e demais espaços de integração entre esporte, saúde e comunidade, como o auditório de música com exposições e atividades do curso de música e artes visuais.

“O apoio do MPMS é crucial para ampliarmos a socialização e levarmos arte, cultura e formação a jovens, crianças e à comunidade”, destacou a professora Rosana Valentim, diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da UFMS.

A programação prosseguiu com visita, ao Museu de Ciência e Tecnologia, ao Museu de Arqueologia (MuArq), com exposição de acervos arqueológicos e culturais e ao Parque da Ciência, voltado à divulgação científica e educação ambiental. Também foi visitada a Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais (GAV), local de formação e integração artística e cultural.

A visita finalizou no Mercado Escola, um programa de extensão da UFMS que fornece a infraestrutura para que produtores possam comercializar os seus produtos.

Durante a visita, a professora Rosana Valentim, diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da UFMS, apresentou o auditório de música e o foyer, espaços que recebem apresentações, exposições e atividades do curso de música e artes visuais.

Além do Procurador-Geral de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, também participaram da visita os Promotores de Justiça Leonardo Dumont Palmerston, Ludmila de Paula Castro Silva e Fabrício Secafen Mingati, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Texto: Alessandra Frazão e Danielle Valentim
Revisão: Fabrício Judson
Foto: Decom