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SEPLANGE Secretaria de Planejamento e Gestão

Processos

Gerenciar Ativos

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

Descrição do Processo: Gerenciar ativos de TI por meio do seu ciclo de vida para certificar-se de que:

a) sua utilização proporciona valor ao custo ideal;
b) se eles permanecem operacionais (aptos para o uso);
c) se eles são contabilizados e fisicamente protegidos; e
d) se aqueles bens que são fundamentais para suportar a capacidade de serviço são confiáveis e disponíveis.

 

Este processo também visa gerenciar as licenças de software para garantir que o número ideal delas seja adquirido, mantido e implementado, bem como se o software instalado está em conformidade com os acordos de licenciamento.

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Gerenciar Catálogo de Serviços

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

Descrição do Processo: Alinhar serviços de TI e níveis de serviço com a empresa às necessidades e expectativas, incluindo identificação, especificação, projeto, publicação, acordo e monitoramento desses serviços, os respectivos níveis e indicadores de desempenho.

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Gerenciar Configuração

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais.

 

Descrição do Processo: Confome definição do COBIT, define e mantém as descrições e relações entre recursos chave e capacidades necessárias para entregar e habilitar serviços de TI, incluindo a coleta de informações de configuração, o estabelecimento de linhas de base, verificação e informações de configuração de auditoria, bem como atualização do repositório de configuração.
Em outras palavras, auxilia no gerenciamento do ambiente de TI através do registro de todos os seus itens em um banco de dados efetuando um controle dos componentes da infraestrutura de TI utilizados na realização dos serviços de TI.  

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Gerenciar Mudanças

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

Descrição do Processo: Gerenciar todas as mudanças de maneira controlada, incluindo mudanças normais e manutenções de emergência relacionadas aos processos de negócio, aplicações e infraestrutura. Isso inclui mudanças em padrões e procedimentos, análises de impacto, priorização e autorização, mudanças emergenciais, acompanhamento, reporte, fechamento e documentação.

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Gerenciar Problemas

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais.

 

Descrição do Processo: Identificar e classificar os problemas e suas principais causas e fornecer resolução oportuna para evitar incidentes recorrentes. Fornecer recomendações para melhorias.

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Gerenciar Risco

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

Descrição do Processo: Identificar, avaliar e reduzir continuamente o risco relacionado a TI dentro dos níveis de tolerância definidos pela gestão executiva da organização.

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Gerenciar Software

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

Decrição: Gerenciar o desenvolvimento de sistemas desde o recebimento da demanda, aprovação, gestão do projeto, desenvolvimento e teste da solução, e sua implantação.

 

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Gestão de Projetos e Portfólios

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais.

 

Descrição do Processo: Gerenciar um portfólio de projetos não é apenas executar vários projetos simultaneamente. Cada carteira (ou portfólio) de projetos deve ser analisada individualmente, buscando identificar sua capacidade de gerar valor para o negócio e sua aderência aos objetivos definidos no planejamento estratégico. 


A Gestão de Portfólio de Projetos trabalha diversos projetos em um único portfólio, com objetivos comuns de resultado. Ela visa a maximização dos benefícios e a otimização na alocação integrada dos recursos da instituição.

 
O Propósito do Gerenciamento do Portfólio de Serviços é gerenciar os serviços de TI durante todo o ciclo de vida, com foco no valor que o serviço entrega para a área de negócio.


Uma outra maneira de descrever esta missão seria: garantir que o prestador de serviços possui os serviços de TI adequados para equilibrar o investimento em TI com a habilidade de atender os resultados do negócio.

 

Este processo amplia o valor dos investimentos em TI, transformando o portfólio de serviços de TI em um ativo estratégico da organização. 

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Gestão de Serviços e Incidentes de TI

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

Descrição do Processo: O objetivo deste processo compreende o registro de todos os atendimentos realizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação, bem como documentação dos processos e dos serviços dos atendimentos e suporte técnico remoto e presencial, prestados aos usuários internos de TI do Ministério Público Estadual, com a utilização de uma nova ferramenta de gestão de serviços de atendimento ao usuário, visando melhorias baseadas em boas práticas de gerenciamentos de serviços de TI.

 

A Central de Atendimento deve ser o único ponto de contato entre os provedores de serviços e os usuários no dia a dia. Deve reportar incidentes e abrir chamados de serviços, buscando restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível. É responsabilidade da Central de Atendimento manter os usuários informados sobre os eventos de serviços, ações e resoluções de suas questões. A Central de Atendimento está na linha direta do impacto do SLA, por isto necessita de rapidez no fluxo de informação.

 

Importante ressaltar que a “imagem” da Secretaria de Tecnologia da Informação é transmitida ao usuário/cliente através da Central de Atendimento ao Usuário e, por este motivo, o sucesso do projeto de implantação merece atenção especial. 

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Processo de Contratação de Soluções de TI

Missão da área de TI: Prover serviços de Tecnologia da Informação para o cumprimento das iniciativas e dos objetivos estratégicos institucionais. 

 

O Processo de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação foi desenvolvido com base nas fases e  processos descritos na Resolução nº 102/2013, de 23/09/2013, do CNMP, que estabelece três fases:

1) Planejamento da Contratação de Soluções de TI;
2) Seleção do Fornecedor de Soluções de TI; e
3) Gerenciamento do Contrato de Solução TI.

 

Para cada fase, foram desenhados suas respectivas atividades, amparo legal e responsáveis.

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