Termina hoje enquete da Câmara sobre a PEC 37; 83% dos votos são contra a proposta

 

Enquete atingiu número recorde de participação popular com 150 mil votos atualmente

 

A enquete online realizada pela Coordenação de Participação Popular (CPP) da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 de 2011 será encerrada hoje (19). Até o momento 83% dos votos são contrários a PEC 37; 15% são favoráveis à aprovação da proposta; e 2% concordam em parte com emenda. Mais de 150 mil votos já foram computados – um recorde de participação popular nas enquetes já promovidas pelo CPP.

 

A PEC 37 prevê a restrição do poder de investigação criminal do Ministério Público e atribui a competência exclusivamente às polícias federal e civil. A votação do texto no Plenário está prevista para o próximo dia 26.

 

A consulta aos internautas está aberta desde 4 de junho e será finalizada às 24h desta quarta-feira.

 

Houve recorde de participação também no Videochat promovido pela Câmara. No dia 28 de maio, o deputado Fabio Trad (PMDB-MS), que relatou a PEC em comissão especial e faz parte do grupo de trabalho criado para aperfeiçoar a proposta, respondeu a perguntas de internautas de todo o país. Mais de 100 pessoas enviaram questões e dezenas de outras utilizaram o recurso de “espiar” do videochat para acompanhar o bate-papo, que fica disponível mesmo quando a sala está lotada.

 

Na internet e nas ruas


O polêmico tema, que é responsável também pelo maior volume de comentários nas notícias do Portal da Câmara, tendo recebido mais de 150 comentários somente na enquete, gerou um efeito viral nas redes sociais, com milhares de compartilhamentos.

 

Em Belém, várias entidades ligadas ao Ministério Público e organizações sociais de defesa dos direitos humanos e da cidadania montaram postos para que a população participasse, na Praça da República, da votação sugerida pela Câmara. A PEC também é um dos itens da pauta de reivindicação dos manifestantes que tomaram as ruas de várias cidades do País nos últimos dias, contrários à aprovação do texto original.

 

Clique aqui para acessar a enquete da Câmara dos Deputados sobre a PEC 37

 

Fonte: com informações da Agência Câmara