O Projeto "Promotoria Comunitária: MP mais perto de você", de Dourados (MS), de autoria do Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, está entre os cinco finalistas da categoria "Comunicação e Relacionamento" do “Prêmio CNMP 2014”.

O presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rodrigo Janot, e o conselheiro Claudio Portela, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, deram início na terça-feira (16/09), à votação para a escolha dos 24 vencedores das oito categorias do “Prêmio CNMP 2014”. Atualmente o Banco Nacional de Projetos conta com 682 projetos cadastrados.

Os integrantes da comissão julgadora vão escolher, em votação secreta por meio de cédula, entre os 40 finalistas, os projetos que devem ficar em primeiro, segundo e terceiro lugares. Também serão escolhidos os projetos que receberão menção honrosa.

Segundo o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa o projeto "Promotoria Comunitária: MP mais perto de você" está sendo executado desde o ano de 2012, e já realizou cinco ações sociais, envolvendo até o momento 29 Escolas da rede pública de ensino. Já participaram das palestras 22.451 alunos, pais e professores e compareceram nas ações sociais 6004 pessoas, dentre moradores, acadêmicos e profissionais voluntários, totalizando 28.455 pessoas envolvidas no projeto.

Os projetos finalistas foram previamente escolhidos pela comissão julgadora entre 655 práticas inscritas no Banco Nacional de Projetos. A cerimônia de premiação ocorrerá na abertura do 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Os projetos vencedores também serão apresentados durante o evento, que reunirá servidores e membros de todo o Ministério Público no período de 21 a 23 de outubro, no hotel Royal Tulip, em Brasília.

Os projetos foram enquadrados em oito categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

O Banco Nacional de Projetos é uma ferramenta responsável por coletar e disseminar os projetos bem-sucedidos no MP. O objetivo do Banco Nacional de Projetos é possibilitar que cada unidade institucional possa demonstrar suas atividades de sucesso em todo o território nacional e ser fonte de memória desse trabalho amplo e eficaz dos Ministérios Públicos, além de estimular a ampla participação e reconhecer os esforços de membros e servidores. Os ganhadores receberão troféu e certificado.

Prêmio CNMP

O “Prêmio CNMP”, instituído pela Resolução nº 94/2013, tem por objetivo prestigiar os programas e os projetos do Ministério Público que mais se destacaram na concretização do Planejamento Estratégico Nacional.

A premiação é anual e a Comissão Julgadora tem seus integrantes escolhidos por meio de designação do Conselho Gestor, sendo composta pelos membros do Conselho Nacional do Ministério Público e representantes das seguintes instituições: da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; da Associação Nacional dos Procuradores da República; da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho; da Associação Nacional do Ministério Público Militar; da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos, da Escola do Ministério Público da União; da Associação Brasileira de Imprensa, da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça; da Ordem dos Advogados do Brasil; do Senado Federal; da Câmara dos Deputados; do Conselho Nacional de Justiça; da comunidade acadêmica, além de outros órgãos, instituições e segmentos da sociedade, eventualmente indicados pelo Conselho Gestor.

Veja aqui a lista dos finalistas.

Fonte: com informações do CNMP