Os Promotores de Justiça Paulo Cezar dos Passos, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça; Jiskia Sandri Trentin, de Campo Grande; e Gevair Ferreira Lima Junior, de Jardim, foram agraciados com a Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet”, entregue pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen). O evento aconteceu no Dia do Servidor Penitenciário (25/09), a partir das 8h30min, no Clube Estoril. O Promotor de Justiça Paulo Cezar dos Passos foi representado no ato pela Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa.

Foram agraciadas 90 pessoas entre agentes penitenciários e autoridades militares e civis. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Agepen, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).

A abertura do evento contou com a participação do Governador André Puccinelli, que destacou o fato de a interação e a co-participação dos servidores junto ao Executivo ter garantido nos últimos oito anos a não ocorrência de greves. Abordando o tema em relação aos trabalhadores do sistema penitenciários e aos servidores em geral, André afirmou que o bom andamento no serviço público é "fruto do diálogo direto do Estado com as instâncias, categorias e associações”.

A entrega da Medalha foi o ponto alto do evento. O Dia do Servidor Penitenciário é uma data comemorativa em reconhecimento aos trabalhos prestados à sociedade na tentativa de ressocialização dos encarcerados. Em Mato Grosso do Sul, os agentes penitenciários estão distribuídos nas áreas de Segurança Pública e Custódia, Administração e Finanças e Assistência e Perícia, atuando em 18 municípios de Mato Grosso do Sul, distribuídos em Sede Administrativa e demais setores.

A medalha é uma honraria entregue a agentes penitenciários e autoridades militares e civis como forma de reconhecer o trabalho e os serviços prestados à população sul-mato-grossense. No ano de 2011, o Governador André Puccinelli instituiu por meio de decreto o senador Ramez Tebet, falecido em 2006, como patrono da Agepen.

Estiveram presentes ao evento, representantes da Prefeitura de Campo Grande, do Poder Judiciário, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Militar, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil e Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, entre outros segmentos da sociedade.