O Projeto “Promotoria Comunitária: MP mais perto de você”, na Categoria Comunicação e Relacionamento, desenvolvido em Dourados/MS pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, é um dos 40 finalistas do Prêmio CNMP 2014, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em oito categorias da premiação. A Comissão Julgadora escolheu, em votação secreta por meio de cédula, entre os finalistas, os projetos que ficarão em primeiro, segundo e terceiro lugares. Também foram escolhidos os projetos que receberão menção honrosa.

Por deliberação da Comissão Organizadora do Prêmio CNMP 2014, o resultado da votação dos projetos somente será divulgado na cerimônia de abertura do 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, às 18h do dia 21 de outubro, no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília. Os responsáveis pelos 40 projetos finalistas deverão participar da solenidade de entrega do prêmio a convite do CNMP.

Segundo o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, o projeto "Promotoria Comunitária: MP mais perto de você" está sendo executado desde o ano de 2012, e já realizou cinco ações sociais, envolvendo até o momento 29 Escolas da rede pública de ensino. Já participaram das palestras 22.451 alunos, pais e professores e compareceram nas ações sociais 6.004 pessoas, entre moradores, acadêmicos e profissionais voluntários, totalizando 28.455 pessoas envolvidas no projeto.

Os projetos finalistas foram previamente escolhidos pela comissão julgadora entre 655 práticas inscritas no Banco Nacional de Projetos. Os projetos foram enquadrados em oito categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria. Também será conferida menção honrosa para os quarto colocados em cada categoria. Cada um dos vencedores terá o prazo de 30 minutos para fazer a apresentação do respectivo trabalho, dos quais 10 minutos serão destinados a debates.

O Banco Nacional de Projetos é uma ferramenta responsável por coletar e disseminar os projetos bem-sucedidos no MP. O objetivo do Banco Nacional de Projetos é possibilitar que cada unidade institucional possa demonstrar suas atividades de sucesso em todo o território nacional e ser fonte de memória desse trabalho amplo e eficaz dos Ministérios Públicos, além de estimular a ampla participação e reconhecer os esforços de membros e servidores. O ganhadores receberão troféu e certificado.

O “Prêmio CNMP”, instituído pela Resolução nº 94/2013, tem por objetivo prestigiar os programas e os projetos do Ministério Público que mais se destacaram na concretização do Planejamento Estratégico Nacional.

Comissão Julgadora

A premiação é anual e a Comissão Julgadora tem seus integrantes escolhidos por meio de designação do Conselho Gestor, sendo composta pelos membros do Conselho Nacional do Ministério Público e representantes das seguintes instituições: da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; da Associação Nacional dos Procuradores da República; da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho; da Associação Nacional do Ministério Público Militar; da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos, da Escola do Ministério Público da União; da Associação Brasileira de Imprensa, da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça; da Ordem dos Advogados do Brasil; do Senado Federal; da Câmara dos Deputados; do Conselho Nacional de Justiça; da comunidade acadêmica, além de outros órgãos, instituições e segmentos da sociedade, eventualmente indicados pelo Conselho Gestor.