O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, prestigiou a posse dos juízes Vilson Bertelli e Odemilson Roberto Castro Fassa, no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. A solenidade aconteceu quarta-feira (19/11), a partir das 17h, no plenário do Tribunal Pleno do Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo. O Procurador-Geral esteve acompanhado de seu Chefe de Gabinete, Promotor de Justiça Paulo Cezar dos Passos; do Promotor de Justiça da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e Membro Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que na oportunidade representou o Conselheiro do CNMP Alexandre Berzosa Saliba; além de Procuradores de Justiça e Promotores de Justiça.

A solenidade foi presidida pelo Desembargador Paschoal Carmello Leandro, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado e contou com a presença do Governador André Puccinelli: do Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Jerson Domingos; de Paulo André Defante, da Defensoria Pública do Estado, além de outras autoridades.

Ao usar da palavra para saudar os novos Desembargadores em nome do Ministério Público do Estado, o Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, citou Salomão, no livro de Eclesiastes, ao ressaltar que tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo embaixo do céu.

O Procurador-Geral discorreu sobre a carreira dos Juízes, lembrando que passam agora a integrar o seleto grupo de homens e mulheres da melhor estirpe. “O caminhar de V. Excias na magistratura, contribuindo sempre com as administrações desta Corte, inclusive já atuando no TJMS como juízes convocados, dá a certeza ao Ministério Público e à sociedade de Mato Grosso do Sul que teremos dois grandes magistrados e especialmente dois homens de caráter e competência distintas para integrar o Tribunal de Justiça de MS”. Lembrou que os desafios são imensos, mas o Ministério Público do Estado confia na experiência dos dois, destacou.

Depois de vários discursos, os empossandos foram os últimos a falar. Sem disfarçar a emoção, o Desembargador Bertelli começou sua fala com uma inegável declaração à esposa e tudo o que ela representa em sua vida. Citou os filhos, familiares, pessoas queridas e garantiu ficar honrado em integrar o Tribunal de Justiça de MS. “Esse discurso, por expressa disposição regimental, tem por finalidade o agradecimento. E a gratidão é a memória do coração. Há muito por agradecer. No meu caso especialmente, porque este momento, em alguns instantes da minha vida recente me pareceu algo inatingível, ou, o que seria bem pior, seria recebido apenas pos mortem. Seja como for, eu consegui chegar ao ápice da minha carreira e estou muito feliz. Extremamente feliz. E sou muito grato por isso”.

O Desembargador Fassa também fez inúmeros agradecimentos e comprometeu-se a somar esforços, imbuído dos melhores propósitos para trabalhar em favor do povo e do Poder Judiciário. Ele prometeu atuar com absoluta independência e imparcialidade, obediente tão somente à sua consciência, mas cônscio de que a decisão colegiada é a melhor solução. “Esta sessão solene de posse consubstancia acontecimento especialíssimo em minha vida profissional e, tomado pela emoção, talvez não consiga transmitir-lhes a intensa felicidade. O êxito, todavia, compartilho com muitos que contribuíram para que este momento se concretizasse. Alguns verdadeiros anjos a me proteger e a guiar-me no percurso: às vezes, carregando-me ou desobstruindo os caminhos”.

 

Na foto, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes saudando os novos Desembargadores em nome do Ministério Público do Estado