O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes e a Administração Superior do Ministério Público do Estado, a convite do Comando Militar do Oeste, participaram de uma palestra na terça-feira (03/03) às 11h, sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), gerenciado pelo Exército Brasileiro, que tem como objetivo vigiar 16.886 km da fronteira brasileira, ou seja, cerca de 27% do território nacional, em aproximadamente 588 municípios de 11 Estados (46 na área do CMO). São 2.503 quilômetros nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A palestra foi ministrada aos representantes do Ministério Público do Estado pelo General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Comandante Militar do Oeste. O SISFRON é o maior projeto de monitoramento de fronteiras do mundo, com equipamentos de elevada tecnologia. Para a implantação do SISFRON, Foi criado o Centro Regional de Monitoramento, em Campo Grande, órgão central de controle do Sistema em nossa área.

O SISFRON almeja não apenas a defesa da soberania brasileira como ainda atacar a criminalidade organizada, por meio de satélites de alta precisão, veículos aéreos não transportados, câmeras com visão noturna, radares e tropas. Os dados coletados serão compartilhados entre os vários órgãos e instituições diretamente ligados à questão. Por exemplo: cuidando-se de uma carga ilegal de madeira, serão comunicados Ministério Público, IBAMA, outros órgãos ambientais, Polícias, etc.

Os benefícios do SIFRON são: maior integração regional; aumento da capacidade de monitoramento e controle na faixa de fronteira; apoio às operações conjuntas e interagências; melhoria das condições para atuação em operações de GLO e subsidiárias; geração de empregos e renda, inclusive em áreas de elevado valor tecnológico; estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica e fortalecimento da indústria nacional, em especial a de defesa; capacitação de recursos humanos; e incremento na capacidade de sustentabilidade econômica e tecnológica, com a produção de bens de emprego dual (civil e militar).

Dourados

O Exército Brasileiro realizou, no dia 13 de novembro de 2014, em Dourados (MS), o lançamento oficial do SISFRON, um dos principais Projetos Estratégicos da Força Terrestre.

A concepção geral e o planejamento inicial do Sistema constam do seu Projeto Básico, elaborado em 2010 e 2011, mediante a contratação de empresa nacional, com experiência na integração de projetos complexos e de grande vulto. O sistema enfatiza a presença de Unidades das Forças Armadas na faixa de fronteira e impulsiona a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.

O Projeto-Piloto do Sistema foi implantado na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda Cav Mec), sediada em Dourados (MS). Essa Brigada, subordinada ao Comando Militar do Oeste, possui a maioria de suas Unidades desdobradas na faixa de fronteira com o Paraguai, compreendendo uma frente de mais de 600 km no Estado do Mato Grosso do Sul.

Os meios de sensoriamento do SISFRON serão desdobrados ao longo dos 16.886 quilômetros da faixa de fronteira, monitorando uma área de aproximadamente 27% do território nacional, o que potencializará o emprego das organizações subordinadas aos Comandos Militares da Amazônia, do Oeste e do Sul.

Recepção

Os representantes do Ministério Público do Estado foram recepcionados pelo General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Comandante Militar do Oeste, acompanhado do General de Brigada Paulo Roberto de Oliveira, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste (CMO) e demais militares do Estado-Maior. Ainda durante a visita, a comitiva conheceu as instalações do Centro de Operações do CMO, chefiado pelo General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú, onde assistiu a palestra sobre o SISFRON.

Participaram da palestra, além do Procurador-Geral de Justiça, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos; o Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini; os Assessores Especiais do Procurador-Geral de Justiça, Promotores de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos, Paulo César Zeni e Ricardo de Melo Alves; o Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), Promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira; e o Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Antonio André David Medeiros.

 

Os Membros do Ministério Público do Estado com o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha

O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, o Promotor de Justiça Paulo César Zeni e o General Juarez

O General Juarez com os Promotores de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira e Ricardo de Melo Alves

A palestra foi acompanhada atentamente pelos visitantes

Após a palestra, o Comando Militar do Oeste ofereceu um almoço aos visitantes

 

Com fotos e informações da Comunicação Social do Comando Militar do Oeste