O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, realizou palestra na tarde de quarta-feira (25/03) durante o I Encontro Municipal de Mulheres com Deficiência de Campo Grande/MS, realizado no auditório do IMPCG por iniciativa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMMU).

A realização deste encontro esteve a cargo das secretarias municipais e do COPED/SAS, uma Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de diversas outras entidades especializadas em atendimento às pessoas com deficiência.

A Promotora de Justiça Jaceguara Dantas, ao participar da abertura do evento juntamente com as demais autoridades que compunham a mesa principal, agradeceu o convite para o encontro e destacou que todas as vezes que for convidada para reuniões que tratem da garantia dos Direitos Humanos para todos, comparecerá.

Durante sua palestra, que teve como tema “Mulheres e as peculiaridades de uma pessoa com deficiência”, a Promotora de Justiça declarou que não é fácil falar sobre o assunto, uma vez que se faz necessário sentir na pele as dificuldades que as minorias enfrentam, mas que é um tema que precisa ser tratado de forma que garanta visibilidade, já que por muitas vezes os direitos das mulheres e das pessoas com deficiência são desrespeitados.

Em sua fala, a Promotora de Justiça também afirmou que a 67ª Promotoria de Direitos Humanos de Campo Grande trabalha constantemente pela garantia dos direitos de todos os cidadãos, e que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul continua acionando e responsabilizando os poderes públicos e privados que não respeitam as especificidades daqueles que as necessitam. Ainda de acordo com a Promotora, se faz cada vez mais necessário afirmar as diferenças para que seja possível promover a igualdade e, desta forma, exigir respostas específicas à violação do direito.

O encontro teve como público alvo as mulheres que possuem algum tipo de deficiência, e também profissionais que atuam no segmento. O objetivo é mobilizar este segmento em torno da inclusão social e cidadania, na perspectiva de conscientização e reconhecimento de seu potencial na participação ativa da sociedade e mercado de trabalho, dentre outras vertentes, como o papel democrático, que cria políticas públicas voltadas para a concretização de anseios.

Com o tema “Mulheres com Deficiência: garantia dos seus direitos e sua atuação social”, o encontro foi o ponto de partida para a criação de uma Comissão de Mulheres com Deficiência, para pautar junto à entidade, agendas, temas e metas, estimulando a reflexão sobre o papel da mulher e a importância de sua atuação e na defesa de seus direitos e de sua inclusão social. A partir deste ato, a Comissão deverá gerar e programar, ações de políticas públicas na Capital, mais direcionadas, e com maior eficácia.

O evento, entre outras autoridades, contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Apoio ao Direitos das Pessoas com Deficiência, Silvan Cardoso; Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, Maria Cândida Abes; Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Kátia Castilho; Secretária Municipal de Juventude, Marineuza Nascimento; Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Janete Belini D’Oliveira; Secretária Municipal de Políticas Para as Mulheres, Liz Derzi; Vereadora Carla Stephanini; Diretor-Presidente da Funsat, Cícero Ávila; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosimeire Leal e Vereadora Magali Picarelli.

 

Na foto de capa, os integrantes da mesa de trabalho do I Encontro Municipal de Mulheres com Deficiência de Campo Grande/MS

Na foto, os participantes do evento;

Durante o encontro, foram feitas apresentações ao público

Na foto, a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos

 

Fotos: Schimene Duque Weber/Estagiária MPMS