A Promotora de Justiça dos Direitos Humanos Jaceguara Dantas da Silva Passos e o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude Sergio Fernando Raimundo Harfouche receberam, na noite de quarta-feira (1º/7), o título de Guardiões dos ODM/ODS (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com seu Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), por meio do Núcleo Estadual ODM/MS. A solenidade de outorga da premiação aconteceu no Diamond Hall, na Avenida Mato Grosso, 4.840, em Campo Grande/MS.

Também foram agraciados durante o evento: a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; o poeta Emmanuel Marinho; o educador Nilton Braz Giraldelli; a Delegada de Polícia Maria de Lourdes Souza Cano; o Juiz Federal Odilon de Oliveira e os empresários Ricardo Ferreira Nantes e Ueze Elias Zahran. A solenidade contou com representantes do PNUD/ONU, da Secretaria Geral da Presidência da República, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como do Ministério Público do Estado, do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa sul-mato-grossense, entre outras autoridades.

O evento teve como objetivo homenagear e envolver pessoas de vários segmentos, cujo trabalho desenvolvido ao longo de suas vidas contribuiu para o alcance dos oito ODM, também conhecidos como as Metas do Milênio da ONU, que são: I) acabar com a fome e a miséria; II) oferecer educação básica de qualidade para todos; III) promover a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres; IV) reduzir a mortalidade infantil; V) melhorar a saúde das gestantes; VI) combater a AIDS a malária e outras doenças; VII) garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e VIII) estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

Esses oito objetivos surgiram em pacto firmado por 189 países na Declaração do Milênio, em setembro de 2000, como um guia para estratégia conjunta de líderes mundiais que se uniram e decidiram estabelecer uma agenda global de compromissos mínimos pela promoção da dignidade humana, com metas e indicadores concretos a possibilitar a construção de uma visão compartilhada para o combate a inimigos históricos da humanidade, como pobreza e fome, desigualdade de gênero, doenças transmissíveis e evitáveis, destruição do meio ambiente e condições precárias de vida. O estabelecimento desses objetivos representa uma grande realização da comunidade internacional.

Durante o evento, que contou com apresentações de orquestra e dança, 11 empresas assinaram o termo de adesão aos ODM/ODS. Outras sete empresas da Capital já haviam feito essa adesão.

Confira os detalhes do evento:

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Fotos: Thayssa Maluff de Mello/Assecom MPMS