Na noite de quinta-feira (01/06), o Hotel OT de Três Lagoas sediou a abertura oficial do Encontro Regional “Investigação Criminal: Análises e Reflexões da Atuação do Ministério Público”. O evento é promovido pelo Núcleo Criminal, vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial, com o apoio da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e composta pelos Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social; e Helton Fonseca Bernardes, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal; e pelo Promotor de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues, Presidente da ASMMP.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça agradeceu a presença de todos, destacou a importância do trabalho do Ministério Público, e  ressaltou o papel transformador do Parquet para a sociedade brasileira: “Nós temos esse poder, temos a possibilidade de construir uma sociedade melhor, vamos fazer e estamos fazendo. É uma construção que jamais vai terminar e depende de muita gente e depende também do Ministério Público”, ressaltou o Procurador-Geral.

A palestra de abertura foi feita pelo Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Lincon Gakiya, que proferiu sobre o tema “A evolução das organizações criminosas no País”.

Durante a abertura do evento, foram apresentados vídeos institucionais que demonstram a atuação e o papel do Ministério Público Estadual.

Programação

Na sexta-feira (02/06), de manhã, os integrantes do GAECO/MPMS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) irão palestrar sobre “Panorama Geral de atuação e abordagem de questões práticas na investigação criminal”.

Na sequência, o Promotor de Justiça Antônio André David Medeiros, Coordenador do DAEX (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução), vai falar sobre “Instrumentos de investigação criminal”.

À tarde, a programação segue com o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e representantes da Administração Superior apresentando o tema “Questões Institucionais”.

Logo após, o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial, Helton Fonseca Bernardes, vai proferir palestra sobre “Ações e estratégias para a investigação criminal”.

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom MPMS