Começou, nesta terça-feira (02/08), o curso de capacitação de Fortalecimento das Ouvidorias de MS. O encontro acontece no Sebrae e encerra na quarta-feira (03/08).

Uma iniciativa da Rede de Ouvidorias do Estado, que conta com a parceria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP),  e da Controladoria Regional da União em MS, o evento tem como principal objetivo oferecer aos servidores estaduais e municipais, referencial teórico para ações de ouvidoria, como instância de controle e participação social, relativas às políticas e aos servidores públicos prestados, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

No primeiro dia do evento, o Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Olavo Monteiro Mascarenhas, abordou os temas: “A importância da ouvidoria, assédio moral e a ouvidoria interna” e “O papel e importância da Ouvidoria no contexto público”.

Na sequência, o Ouvidor da Santa Casa de Campo Grande, Gilton Almeida Silva falou sobre “Assédio Moral” e “Ouvidoria para o público interno (colaboradores e funcionários).

Ao final, houve o lançamento da 2ª Edição do Informe Especial em comemoração aos 8 anos da Ouvidoria do MPMS.

Programação

No segundo e último dia do encontro, a Auditora Federal da Controladoria-Geral da União, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, irá ministrar a palestra sobre Autocomposição, atuação e implantação da ouvidoria, juntamente com a Assessora da Procuradoria-Geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Leila Duarte Lima.

Em seguida, a Auditora Federal da Controladoria-Geral da União, Janaína Gonçalves Theodoro, vai falar sobre os métodos de trabalho, atendimento, manifestações e respostas.

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS