O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participou, nesta segunda-feira (27/05), do lançamento da Campanha de Combate ao Feminicídio em Mato Grosso do Sul que aconteceu no Auditório da Governadoria.

O Ministério Público Estadual é parceiro da iniciativa juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado (ALMS), o Tribunal de Justiça (TJMS), e a Defensoria Pública, que busca informar e conscientizar a sociedade civil sobre as formas de violência contra a mulher e suas consequências, como o feminicídio. Serão realizadas diversas atividades pelos 79 municípios: caminhadas, panfletagens, blitzes educativas, palestras e rodas de conversa. É prevista a participação da atriz e ativista Luiz Brunet na campanha.

No lançamento da Campanha, o Governador Reinaldo Azambuja disse que é necessária a participação de toda a sociedade na proteção de mulheres vítimas de violência. “Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim”, defendeu.

Tipificado em 2015, o feminicídio é o assassinato de mulheres – motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. É a única modalidade de crime que cresceu no Estado no primeiro quadrimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado. As estatísticas foram reveladas por Reinaldo Azambuja.

Durante o lançamento da Campanha, o CEO da empresa VSK Tactical, Marcellus Ferreira Pinto, doou para a Delegacia da Mulher de Campo Grande um veículo da marca Jeep, modelo J8, para ser utilizado nas ações de combate à violência contra a mulher. A nova viatura já está equipada com giroflex, lâmpadas de led e sirene – adaptada para patrulhamento em áreas urbana e rural.

Marcaram presença no evento, o Presidente da ALMS, Deputado Estadual Paulo Corrêa; o Presidente do TJMS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro; a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de MS, Giovana Correa Vargas; e a Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, titular da 72ª Promotoria de Justiça de Campo Grande - Casa da Mulher Brasileira; além dos Secretários Estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública) e Maria Cecilia Amendola da Motta (Educação).

Texto: Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom) – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Edemir Rodrigues e Raissa Lopes/estagiária MPMS