Com o objetivo de atender as normas de segurança institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, foi realizada nesta sexta-feira (28/2) a solenidade de readequação do edifício-sede das Promotorias de Justiça da comarca de Ponta Porã.

A readequação contemplou a reestruturação do gradil e da recepção, a instalação de detector de metais, scanner de objetos, catracas e controladores de acesso, bem como a criação de gabinete e sala de apoio para mais uma Promotoria de Justiça.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e o Promotor de Justiça e Supervisor das Promotorias de Justiça da comarca de Ponta Porã, Magno Oliveira João, testaram os equipamentos depositando pertences no scanner de objetos e procedendo à passagem pelo pórtico detector de metais.

Na sequência, o Procurador-Geral de Justiça, ao fazer o uso da palavra, parabenizou a Promotora de Justiça e Secretária-Geral, Bianka Karina Barros da Costa, pelo excelente trabalho frente ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul e toda sua equipe pela implantação do sistema de segurança. “Essa obra que visa ao aperfeiçoamento da nossa segurança, ao aperfeiçoamento das nossas estruturas, ela tem como finalidade única atender de maneira mais adequada o cidadão de Ponta Porã. Logo, iremos proporcionar uma nova Promotoria de Justiça mais segura, mais ampla, mais acessível ao povo dessa cidade. Em breve, Ponta Porã contará, também, com mais uma Promotoria de Justiça. Será uma forma de elevar o patamar de cidadania de cada munícipe, proporcionando-lhe dignidade. A Constituição Federal estabelece que todos nós somos dignos e que nós todos devemos atuar em conjunto: pessoas públicas, instituição, poderes e sociedade organizada para termos efetivamente uma sociedade baseada na democracia, na igualdade, uma sociedade mais justa, mais solidária, essa é a nossa missão”, finalizou.

Por sua vez, o Supervisor das Promotorias de Justiça da comarca de Ponta Porã, Magno Oliveira João, também ressaltou a atuação da Promotora de Justiça e Secretária-Geral, Bianka Karina Barros da Costa. “A comarca de Ponta Porã é diferenciada, não é uma cidade sem leis, como nos filmes de velho oeste, como muitas vezes se aponta em noticiários, é uma cidade boa para viver, com rica cultura, ótima estrutura e uma população humilde e acolhedora, mas é uma cidade que tem sua peculiaridade. E os olhos da Secretária-Geral nesses últimos anos têm se mostrado atentos a essas características. Assim, houve a reforma do prédio, a criação de uma sexta Promotoria de Justiça que em breve será implantada. Hoje, foram implantadas as adequações das instalações para atender as normas de segurança, esse é um passo muito importante para que os Membros e servidores do Ministério Público Estadual exerçam suas funções com tranquilidade, com respaldo da Administração Superior”, exclamou.

Obra

A obra de reforma e readequação do edifício-sede das Promotorias de Justiça de Ponta Porã foi iniciada na gestão da Promotora de Justiça Gisleine Dal Bó, então Supervisora das Promotorias de Justiça daquela comarca, sendo idealizada e fiscalizada pela equipe do Departamento de Engenharia do Ministério Público, sob a supervisão da Secretária-Geral do MPMS.

Texto e fotos: Elizete Alves/jornalista Assecom MPMS