O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pela Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, titular da 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, deu continuidade ao Projeto “Transforme” com a entrega de mais de 279 aparelhos de telefone celular à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande.

Os telefones, formatados por alunos da Faculdade Estácio de Sá e entregues à Semed no final de setembro, estão prontos para uso e serão distribuídos aos alunos da rede pública municipal da Capital. Os itens serão doados aos alunos de escolas localizadas em bairros mais vulneráveis e que estão com maior dificuldade de acesso às atividades escolares por meio remoto. De acordo com a 50ª Promotoria de Justiça, o levantamento dessas informações será realizado pela direção das respectivas escolas.

Com esta terceira etapa do projeto, já foram doados à Semed um total de 735 aparelhos de telefone celular.

Projeto “Transforme”

Inspirado no Projeto “Alquimia II”, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Projeto “Transforme”, replicado por Jiskia Trentin, consiste na doação de celulares apreendidos em unidades prisionais aos alunos da rede pública que não têm acesso à tecnologia e, por isso, possuem dificuldade para realizar aulas e atividades remotas, situação que foi agravada pela pandemia da covid-19.

Os aparelhos apreendidos nos presídios, que seriam destruídos, agora são disponibilizados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul, mediante autorização judicial e entrega pelo Ministério Público Estadual às universidades parceiras do projeto, que realizam a devida formatação para que os telefones possam, posteriormente, serem doados à Semed para a distribuição aos alunos de escolas públicas municipais da Capital.

 

Texto: 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande com alteração de Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom MPMS