A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, Andrea de Souza Resende, representou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), no lançamento do serviço de Família Acolhedora no município de Antônio João ao participar e compor mesa no evento, na sexta-feira (3/5). A solenidade contou com a presença de autoridades locais do Poder Executivo e representantes das instituições envolvidas no projeto.

Na oportunidade, a Promotora de Justiça ressaltou a importância da implementação do serviço, que ocorreu por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MPMS e o município de Antônio João, para assegurar convivência familiar a crianças e adolescentes abrigados, que estão vivendo em situação de risco ou violação de direitos.

Serviço

O serviço de Família Acolhedora age em prol de jovens menores de 18 anos que vivem em abrigos. Seu objetivo é tentar garantir convivência familiar para eles. Para uma família participar, é necessário apresentar os documentos pessoais, bons antecedentes criminais, atestado de saúde física e mental, além de comprovante de rendimentos.

Depois dessa fase preliminar, a família se submeterá a um processo de seleção, capacitação e acompanhamento pela equipe formada por psicólogos, advogados e assistentes sociais que participam do serviço Família Acolhedora.

Texto: Taís Wölfert/Residente em jornalismo, com a supervisão de Cynthia Silveira – Assecom MPMS