Consumidores que tiverem interesse em quitar as dívidas e sair do vermelho podem aproveitar a Campanha de Recuperação de Crédito Nome limpo. O feirão para renegociar débitos ocorrerá entre os dias 3 e 8 de novembro.

Conforme dados da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) com base em consultas do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) no mês de setembro a dívida dos consumidores da Capital era de R$ 91 milhões.

“A ação associa oportunidades de renegociação de dívidas com orientações sobre educação financeira e ajuda consumidores a retomarem o poder de compra no comércio e as empresas realizarem novos negócios”, explica o presidente da Associação, João Carlos Polidoro.

O feirão para atender os interessados será montando na Praça Ary Coelho. As empresas atenderão diretamente seus clientes no Centro, facilitando o contato com os consumidores inadimplentes. Estão confirmadas no local: concessionária Águas Guariroba, Pax Real, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Banco do Brasil, Net, Ótica Super Visão, Ótica Diniz, Anita Shoes, entre outras.

Durante a Campanha Nome Limpo o movimento de consultas no balcão do SCPC praticamente duplica em relação aos meses convencionais. “Esperamos atender cerca de 1.200 por dia e queremos recuperar pelo menos R$ 4,5 milhões ao comércio de Campo Grande durante o mês da campanha, que o corresponde a 5% do valor da dívida acumulada no SCPC da Capital”, complementa o diretor do SCPC na Associação Comercial, Renato Paniago.

Negativos

A quantidade de negativações também deu um salto de 2013 para 2014, reflexo não só do descontrole financeiro das famílias e instabilidade econômica, mas de novas empresas que passaram a negativar seus inadimplentes no banco de dados do SCPC.

No mês passado eram 109.085 clientes devedores no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, um número 63% maior que o mesmo período do ano passado, que registrou 66.855 inadimplentes.