A Promotora de Justiça de Direitos Humanos Jaceguara Dantas da Silva Passos participou da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF/CG), realizada em junho nos dias 22, das 19h às 22h, e 23, das 7h30min às 17h, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o tema “Os desafios na implementação da política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

O tema central do evento tratou de: no 1º eixo, assuntos relacionados ao gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional; no 2º eixo, órgãos gestores e instâncias de participação social; e, no 3° eixo, a interação entre os Poderes e os entes federados.

A IV COMDEF surgiu com uma proposta de inovação no método e na abordagem até então realizada nas conferências anteriores. A necessidade de superar a forma tradicional e compartimentalizada de implementação das políticas sociais apresenta-se como o principal desafio frente à premente necessidade de interação e transversalidade das áreas.

Discutiu-se a política da pessoa com deficiência por meio de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas afetas aos direitos humanos. Todos os eixos debateram seus respectivos temas em miniplenárias, onde se apresentaram propostas, que foram a votação.

Os trabalhos da IV COMDEF contaram com mesa-redonda da Plenária Geral quando foram discutidos os trabalhos das miniplenárias temáticas. O objetivo foi proporcionar a participação ampla e democrática de todos os segmentos representados na Conferência e obter um produto final que realmente possa servir de base para o Relatório Final da Etapa Municipal.

 

Na foto, a Promotora de Justiça de Direitos Humanos Jaceguara Dantas da Silva Passos