A Promotora de Justiça de Direitos Humanos Jaceguara Dantas da Silva Passos será homenageada na noite de sexta-feira (26/6), com o Troféu Apolo Amigos da Causa, em evento que acontece no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), pela Rede Apolo (Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul), em reconhecimento pelos trabalhos que sua Promotoria de Justiça realiza em prol da temática diversidade sexual.

O evento faz parte da “II Semana Cultural Apolo MS sem Homofobia - Direito Nosso, Dever do Estado”, que acontece de 26 a 28 de junho de 2015. O Dia Mundial do Orgulho LGBT será celebrado no último dia da programação, no Museu da Imagem e Som de MS (MIS).

A Rede Apolo tem como objetivos, mediante projetos e ações sociais, culturais e políticas, defender e promover amplamente os Direitos Humanos e, estritamente, os Direitos Humanos LGBT, combatendo toda e qualquer forma de discriminação por raça, etnia, sexo, nacionalidade, classe social, convicção ou ideologia política, orientação sexual, identidade de gênero ou preferência religiosa.

A Semana Cultural Apolo, idealizada para provocar reflexões e estímulos positivos na sociedade sul-mato-grossense, traz, nesta segunda edição, o lema “MS sem Homofobia - Direito Nosso, Dever do Estado”, reafirmando a necessidade de medidas educacionais e legais que, a exemplo da Lei nº 3.157/2005, assegurem os valores republicanos para a construção de uma sociedade fraterna, pluralista, sem preconceitos e fundada na harmonia social conforme a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos idealizaram, no sentido da promoção de medidas progressivas para o respeito à liberdade e à diversidade.

É também um renovar da oportunidade de enaltecer os realizadores, apoiadores e suas ações em prol da temática diversidade sexual, que ainda é, infelizmente, motivo de discriminação, preconceitos e violações de direitos humanos e civis. E, ainda, visibilizar e valorizar as expressões artísticas produzidas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais sul-mato-grossenses, os quais enfrentam no dia a dia várias restrições relacionadas à sua sexualidade e/ou seu gênero.

Fonte: Com informações do site da Rede Apolo.

Na foto, Marco Aurélio Almeida, membro da Rede Apolo; Promotora de Justiça Jaceguara; David Andrade, Diretor-Presidente da Rede Apolo; e Oderito Freitas de Oliveira, membro da Rede Apolo, durante a entrega do convite.