O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MS), órgão investigativo vinculado ao Ministério Público Estadual, em conjunto com a Polícia Militar e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), por meio de sua Gerência de Inteligência (GISP) e de sua Diretoria de Operações, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3/7/2015), nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Brasilândia e Rio Verde de Mato Grosso, operação destinada à desarticulação de organização criminosa atuante no sistema penitenciário estadual.

Estão sendo cumpridos 7 (sete) mandados de busca e apreensão em residências e realizadas 9 (nove) vistorias em celas de presídios estaduais ocupadas por integrantes da facção criminosa.

A operação é resultado de 5 (cinco) meses de investigação realizada em conjunto pelo GAECO e a AGEPEN/GISP, com o apoio da Polícia Militar, e teve por objeto a apuração do crime de participação em organização criminosa, além de tráfico de drogas e associação, roubos e furtos, praticados por internos e egressos do sistema penitenciário.

Participam da operação 3 (três) Promotores de Justiça; 90 (noventa) Policiais Militares do BP Choque, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do GAECO e de Unidades Policiais do interior do Estado; 7 (sete) servidores da GISP/AGEPEN e os agentes penitenciários de plantão nas unidades prisionais do sistema AGEPEN.

A operação foi denominada "Livro Negro" em alusão aos integrantes que, por estar em débito, foram punidos ou excluídos da organização criminosa.