O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, realizou na quarta-feira (8/7/2015), acompanhada por representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Santa Casa de Campo Grande, do Hospital Universitário, do Hospital Regional, do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), vistoria de equipamentos e materiais, como insumos e medicamentos, nas UPAs Coronel Antonino, Vila Almeida e Universitário.

Esta é a primeira fase de um trabalho que visa sanar as deficiências encontradas nesses locais, que acarretam baixa resolubilidade das UPAs, para proporcionar melhor atendimento da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é objeto do Inquérito Civil nº 70/2015.

A segunda fase desse trabalho será implementada após detectadas as deficiências e, mediante acordo a ser estabelecido entre a SESAU e os Hospitais conveniados com o SUS, tem como objetivo estabelecer um protocolo unificado de encaminhamento de pacientes das UPAs para os hospitais conveniados com o SUS, visando melhorar o fluxo de encaminhamento de pacientes aos hospitais de Campo Grande, de modo a melhor distribuir os leitos hospitalares existentes.

Na terceira fase, serão realizadas reuniões com a Gestão Municipal, técnicos da SESAU e os Hospitais de Campo Grande conveniados com o SUS, para realizar a revisão da pactuação da grade de referências de atendimento dos hospitais de Campo Grande. Segundo a Promotora de Justiça, a grade em vigência é de 2011 e não mais atende a realidade da Assistência Hospitalar em Campo Grande.

Durante a vistoria na UPA Coronel Antonino, a SESAU se comprometeu a implantar naquela Unidade o Centro de Realização de Exames, oferecendo exames laboratoriais de enzimas cardíacas e, depois, estender aludidos procedimentos às demais UPAs e aos Centros Regionais de Saúde (CRSs), a partir de 15/8/2015, a fim de permitir celeridade e melhor resolubilidade de diagnósticos de infarto.

Também nessa vistoria, a SESAU se comprometeu a instituir um médico controlador de fluxo, com capacidade técnica para realizar o fluxo de encaminhamento aos hospitais da rede conveniada com o SUS, de modo a melhor distribuir, de acordo com a classificação de risco, os leitos hospitalares existentes na Capital.

A vistoria da UPA Coronel Antonino ainda contou com as presenças de representantes do CRM, da Santa Casa de Campo Grande, do Hospital Universitário, do Hospital Regional, do Conselho Municipal de Saúde e da SESAU. Esses órgãos foram representados por Frederico Garlipp, Sebastião Campos Júnior, Rodrigo Silva de Quadros, Maristela Curado do Amaral, Marco Antônio Duarte Cazzolato, Luiz Alberto Hiroki Kanamura, Mário Madureira, José Roberto de Souza e Rosana Leite de Melo. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal foi representada pela Vereadora Luiza Ribeiro.

 

Confira os detalhes da visita:

Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4

 

Fotos: Pedro Centeno de Oliveira/Estagiário do MPMS