Na terça-feira (7/7) o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio dos Promotores de Justiça da comarca de Dourados, se reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, vereador Idenor Machado, para apresentar o Projeto MPEduc – Ministério Público pela Educação – Escola com Participação.

Na ocasião, os Promotores de Justiça Claudia Loureiro Ocariz Almirão, Eduardo Fonticielha De Rose, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, Juliano Albuquerque e Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa informaram sobre o andamento do projeto em Dourados, oportunidade em que o Presidente da Câmara disponibilizou o auditório para a realização da primeira Audiência Pública do Projeto, que ocorrerá no dia 25 de agosto deste ano.

O projeto

O MPMS e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso do Sul, assinaram, no dia 25 de fevereiro deste ano, protocolo para implantar o MPEduc nos municípios de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 do mesmo mês, o representante do MPF em Dourados, o Procurador da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, reuniu-se com os Promotores de Justiça daquela localidade para a apresentação do Projeto, oportunidade em que foi firmada a adesão dos representantes do MPMS.

Já no dia 11 de março, a Secretária Municipal de Educação, Mariniza Mizoguchi, recebeu os representantes do Ministério Público e manifestou apoio ao projeto, informando a adesão das escolas da rede municipal. No dia 22 de junho, ocorreu a reunião com a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, que também se comprometeu em envolver as escolas estaduais para efetivar o preenchimento dos questionários de avaliação.

Até o momento, 76 das 98 unidades escolares identificadas já responderam ao questionário, que tem por objetivo traçar o diagnóstico geral da atual situação das escolas públicas de Dourados.

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dourados