O Colégio de Procuradores de Justiça recebeu quinta-feira (10/9/2015) a visita do Governador Reinaldo Azambuja, deu posse ao Ouvidor do Ministério Público do Estado e prestou homenagem ao recém-aposentado Procurador de Justiça Amilton Placido da Rosa. A sessão teve início às 9h, quando o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul e Presidente do Colégio, Humberto de Matos Brittes, deu as boas-vindas ao Governador, destacando a convivência que tiveram em Maracaju quando o PGJ, na época Promotor de Justiça, atuou naquela comarca por três anos.

O Governador Reinaldo Azambuja agradeceu a receptividade do Colégio e a liberação de dois Procuradores de Justiça, Silvio Cesar Maluf e Helton Fonseca Bernardes, que ocupam, respectivamente, os cargos de Secretário e Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). Na oportunidade, o Chefe do Executivo Estadual fez um relato aos integrantes do Colégio de como anda o Estado, do trabalho que desenvolveu até o momento, destacando a Caravana da Saúde, da qual o Ministério Público do Estado participa, e de suas metas a partir de agora. Falou da crise da economia nacional e das dificuldades que Mato Grosso do Sul enfrenta.

Ainda durante a reunião do Colégio, foi apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação sobre a situação do lixão de Campo Grande, e o Promotor de Justiça de Sidrolândia, Luciano Furtado Loubet, integrante do Núcleo Ambiental, órgão vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural do MPMS, apresentou relatório dos principais aspectos relacionados à Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso do Sul. O relatório mostra a situação dos municípios do Estado com relação aos lixões.

Ouvidor

O Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, reeleito para o cargo de Ouvidor do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, em votação realizada em 27/8/2015 pelo Colégio de Procuradores de Justiça de MS, foi empossado no cargo pelo PGJ Humberto de Matos Brittes, que desejou sucesso no prosseguimento de sua missão. A saudação foi feita pela Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, que destacou a atuação da Ouvidoria do MPMS.

O Ouvidor empossado agradeceu os membros do Colégio pela confiança depositada para a continuidade de seu trabalho frente à Ouvidoria, e o PGJ pelo apoio que tem prestado ao órgão para desenvolver as suas atividades.”

Amilton Placido da Rosa

O Procurador de Justiça Amilton Placido da Rosa, que deixou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul depois de mais de 26 anos de atuação, recebeu uma placa do Colégio e a sua beca. O Procurador-Geral de Justiça fez a saudação ao agora Membro aposentado, elogiando a sua atuação, tanto como Promotor quanto como Procurador, dando destaque à sua brilhante passagem como Promotor de Justiça do Consumidor da Capital.

Amilton Placido, graduado em Filosofia, Pedagogia, Letras e Direito, com pós-graduações em Administração Escolar e Direito Sanitário, ingressou no MPMS como Promotor de Justiça Substituto em 7 de outubro de 1988 e tomou posse como Procurador de Justiça em 12 de fevereiro de 2007. Pertence à mesma turma do PGJ Humberto Brittes, a de 1988, quando ingressaram no MPMS junto dos atuais Procuradores de Justiça Marigô Regina Bittar Bezerra, Silvio Cesar Maluf, Nilza Gomes da Silva, Belmires Soles Ribeiro e Adhemar Mombrum de Carvalho Neto; bem como do Promotor de Justiça aposentado Aparecido José do Carmo; de Ronivan Peixoto de Morais, Procurador de Justiça aposentado do Estado de Goiás; e de João Heliofar de Jesus Villar, da Procuradoria da República.

Ele atuou inicialmente como Promotor de Justiça Substituto na comarca de Campo Grande, de 19/10/88 a 30/5/89, data esta em que foi designado para Bataguassu; em 24/6/89, foi promovido para titular da comarca de Miranda; em 21/3/91, foi promovido para Nova Andradina; em 30/8/95, foi promovido para Campo Grande, entrância especial; em 10/11/95, foi designado para a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor; em 12/2/2007, foi promovido para o cargo de Procurador de Justiça; em 7/3/2007, foi nomeado Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Portadora de Deficiência; em 15/7/2008, foi nomeado Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor; em 10/7/2009, foi nomeado Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Fundações; e em 27/6/2012, foi nomeado Coordenador das Procuradorias Cíveis.

Foi Assistente de Internos, como religioso salesiano, no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna, em Araçatuba/SP; prestes a sagrar-se padre, deixou o seminário para dedicar-se ao Magistério, sendo Professor de línguas portuguesa e inglesa em escolas particular e estadual; foi Técnico Judiciário no TJMS; Advogado; Defensor Público no Estado de Mato Grosso do Sul; Promotor de Justiça no referido Estado; Professor da Escola Superior do Ministério Público, também em MS; Procurador de Justiça, cargo exercido até 23 de julho de 2015 no MPMS; Terapeuta constelador, como trabalho voluntário; e palestrante em Direito Sistêmico e Pedagogia Sistêmica, com dinâmica prático-teórica.

 

Confira as fotos da reunião do Colégio:

Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4; Foto 5; Foto 6; Foto 7; Foto 8; Foto 9; Foto 10; Foto 11; Foto 12

 

Fotos: Pedro Centeno de Oliveira/Estagiário do MPMS