O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, que tem como titular a Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, está participando da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”. Direito do Povo Brasileiro, que acontece de quarta a sexta-feira (16 a 18/9), das 8 às 17h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Estado de Saúde, com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e Governo do Estado.

A abertura do evento aconteceu às 8h30min, com apresentação cultural, e em seguida aconteceu a conferência “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, tema abordado pelo médico Alfredo Boa Sorte Júnior.

O evento prossegue até sexta-feira com grupos de trabalhos fazendo debates sobre “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”, “Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS”, “Financiamento do SUS e Relação Público-Privado”, “Participação Social” e “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”. Haverá uma plenária final para aprovação do relatório dos assuntos debatidos.

A mesa de trabalhos na abertura do evento foi composta por: Nelson Tavares - Secretário de Estado de Saúde; Deputada Mara Caseiro - Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Atilio Cesar de Oliveira Júnior - Juiz Auxiliar da Vice-Presidência (representando o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. João Maria Lós); Edmundo Omore - Conselheiro Nacional de Saúde e Cacique Xavante; Ricardo Alexandre Corrêa Bueno - Presidente do Conselho Estadual de Saúde; Edelma Lene Peixoto Tiburcio - Coordenadora do Fórum Estadual dos Gestores e Prestadores de Serviços de Saúde de MS; Márcia Gomes de Moraes - Coordenadora do Fórum Permanente dos Usuários do SUS; Ivandro Corrêa da Fonseca - Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande (representando o Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal); Silmara Teixeira Pires Confortini - Coordenadora do Fórum Estadual dos Trabalhadores em Saúde do SUS; e Alfredo Boa Sorte Júnior (representando o Ministro da Saúde, Arthur Chioro).

Além do Ministério Público Estadual, são parceiros nesse evento: a Defensoria Pública Estadual, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Conselhos Municipais de Saúde (CMS), Ouvidorias e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

Confira os detalhes do evento:

Foto 1; Foto 2; Foto 3

 

Fotos: Pedro Centeno de Oliveira/Estagiário do MPMS