O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Humanos, da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos e da 49ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, das Fundações e das Entidades de Interesse Social, participou na sexta-feira (25/9) da ação social “Cuidando de quem cuida”, promovida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para as mães de crianças e adolescentes atendidos pela Instituição.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo presidente da Apae, Ottão Pereira de Almeida, e contou com a presença da vice-governadora, professora Rose Modesto, representando o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja; e da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, Coordenadora do CAO dos Direitos Humanos.

O presidente da Apae, muito emocionado, agradeceu as Instituições parceiras e destacou o empenho do Ministério Público Estadual e também do Governo do Estado para a realização do projeto.

Em sua fala, a Procuradora de Justiça Coordenadora do CAO dos Direitos Humanos lembrou que a ideia da ação surgiu de uma conversa com o presidente da Apae, em que houve a preocupação de cuidar dos verdadeiros “anjos” que são as mães das crianças e adolescentes excepcionais. “As mães são os anjos da guarda dessas crianças, e elas precisam de um dia só delas”, ressaltou. Ela também agradeceu a oportunidade de poder participar do evento e trabalhar com o que lhe traz mais satisfação pessoal. “Obrigada por me dar a oportunidade de fazer o que mais gosto, que é lutar pelos direitos humanos”, finalizou.

A vice-governadora parabenizou o presidente da Apae pela realização da ação social e também as Instituições parceiras que fazem parte do projeto.

Para a dona de casa Elza Maria Cândido, a ação mudou a sua rotina e deixou o dia mais feliz. “Eu vim aqui procurar um médico ginecologista, mas como trouxe todos os exames, já me encaminharam para o lugar certo”, explica. Ela disse que a ação está sendo muito importante, pois além de fornecer um ambiente agradável, divertido, também está auxiliando as mães e a comunidade em geral.

A professora Inara Lopes de Miranda, do Curso de Estética da Unigran Capital, disse que é bastante gratificante poder participar de uma ação como esta. “Para nós é bastante gratificante poder ajudar de alguma forma. A satisfação em fazer o bem não tem preço. E o que mais me deixa feliz é quando as pessoas nos retribuem com um sorriso”, comemorou.

O 49º Promotor de Justiça da Capital, Gevair Ferreira Lima Junior, também prestigiou a ação.

Além do Ministério Público Estadual, apoiam a ação o Hospital do Câncer de Barretos/SP, o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – Odontologia.

Uma apresentação cultural foi realizada pela banda formada por crianças e adolescentes atendidos na Apae.

Serviços

Durante todo o dia, estão sendo oferecidos serviços de “design” de sobrancelhas, "spa" de mãos, massagem, orientação de saúde, aconselhamento psicológico, verificação de pressão arterial, oftalmologia, odontologia, consultas médicas com clínico geral e corte de cabelo. Para a diversão das crianças, há cama elástica e algodão doce.

Instalações

A Procuradora de Justiça Coordenadora do CAO dos Direitos Humanos, acompanhada do presidente da Apae, visitou as instalações do Clube de Mães.

De acordo com o presidente da Apae, o local vai começar a funcionar em janeiro de 2016 e servirá para oferecer atendimento especializado às mães das crianças e adolescentes excepcionais. “Enquanto os filhos são atendidos, as mães também receberão atendimento especializado”, finalizou.

Veja as fotos da ação social:

Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5, Foto6, Foto7, Foto8, Foto9, Foto10, Foto11, Foto12