O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça de Iguatemi, Thiago Barbosa da Silva, participou de audiência pública, na segunda-feira (21/9), a partir das 19h, para discussão da necessidade de ampliação da estrutura do Poder Judiciário naquela comarca.

O evento foi organizado pela 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, enquanto os debates e exposições foram coordenados pelo Promotor de Justiça.

Na oportunidade, compareceram o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Desembargador João Maria Lós; o Vice-Presidente da OAB/seccional de Mato Grosso do Sul, Advogado Mansour Elias Karmouche; os Prefeitos de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde e de Tacuru, Pedro Paulo Rodrigues;  o Presidentes da Câmara de Vereadores de Iguatemi, Jesus Milane de Santana; a Juíza de Direito Melyna Machado Mescouto Fialho; o Deputado Estadual Lídio Lopes; a Presidente da 30ª Subseção da OAB, Wilimar Benites Rodrigues; e a Defensora Pública Denise Banci dos Santos. Houve participação expressiva da população local.

Segundo o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, a audiência pública foi indispensável para a legitimação social do debate, em especial porque a ampliação da estrutura do Poder Judiciário e a melhoria da prestação jurisdicional são matérias de interesse de todos os cidadãos.

Ao final, com base nas informações coletadas, deliberou-se pelo encaminhamento de requerimento ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul postulando a elevação de entrância da comarca de Iguatemi e a criação da 2ª Vara Judicial.

Os pedidos de reestruturação da organização judiciária de Mato Grosso do Sul formalizados em Iguatemi e também em outras comarcas, como Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo, contam com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público.

Confira detalhes do evento:

Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4