No Dia da Árvore (segunda-feira, 21/9), a Procuradoria-Geral de Justiça inaugurou, às 16h, em uma área de sua propriedade, de 6.850 metros quadrados (137m x 50m), o Pomar MPE, ainda em formação, um espaço verde, de conscientização ambiental e convivência, visando a qualidade de vida de seus Membros e servidores. As plantas nativas existentes no local foram mantidas e consideradas no projeto.

Participaram do evento os Procuradores de Justiça Antonio Siufi Neto, Francisco Neves Junior, Marigô Regina Bittar Bezerra, Aroldo José de Lima, Hudson Shiguer Kinashi e Olavo Monteiro Mascarenhas; os Promotores de Justiça Rodrigo Stephanini, Secretário-Geral do MPMS; Alexandre Magno Benites de Lacerda, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Ricardo de Melo Alves, Assessor Especial do PGJ, e Antonio André David Medeiros, Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), da Procuradoria-Geral de Justiça.

Conforme a Procuradora de Justiça Marigô Bezerra, o pomar faz parte do projeto MP Sustentável. Ela destacou a importância do pomar na qualidade de vida e também na contribuição para a preservação do meio ambiente.

Para o Secretário-Geral do MPMS, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini, o pomar vai trazer uma melhor qualidade de vida e melhoria do ambiente de trabalho. “Aqui será um lugar para relaxar, bater papo, descansar”, explicou. Ele também ressaltou que a Administração optou por fazer a inauguração do pomar nesta segunda-feira por ser também a data de comemoração ao Dia da Árvore. Ele agradeceu também a presença de todos os colaboradores.

Para o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, foi um prazer muito grande participar da inauguração do Pomar MPE. “É uma satisfação e alegria muito grande estar aqui com vocês nesta inauguração”.

A área de convivência constituirá espaço para eventos e apoio (sanitários, local para higienização dos alimentos e varanda com mesas e bancos). Haverá pistas para passeios curtos que possibilitem melhoria física e mental.

As árvores frutíferas foram dispostas em formato de mandala (uma palavra de origem no sânscrito que significa círculo); uma circunferência usada como arte pelos antigos povos.

O projeto será composto inicialmente de cinco mandalas, tendo como critério o porte dos espécimes: três de pequeno porte, uma de médio porte e outra de grande porte. Além dessas mandalas, foi prevista uma “cerca verde” em toda a área do pomar, por meio do plantio de diversas espécies de ipê, árvore nativa do cerrado e um dos símbolos da cidade de Campo Grande.

O Pomar MPE contou com doações de plantas pelas empresas Florescer e Águas Guariroba.

 

Créditos: Schimene Weber, Estagiária/ MPMS

Foto 1, Foto 2 e Foto 3;