A Promotoria de Justiça de Brasilândia (MS) realizou na quinta-feira (10/9) o projeto Júri Escolar, em parceria com a Câmara Municipal.

O projeto consistiu na realização de uma sessão de júris simulados a qual foi debatido o tema: “Maioridade Penal – deve haver redução?”.

Juízes, Promotores, Advogados e auxiliares do juízo foram selecionados entre os estudantes dos terceiros anos do ensino médio da Escola Estadual Adilson Alves da Silva.

Os debates foram bastante acalorados e os Promotores de Justiça e Advogados demonstraram ter realizado profunda pesquisa sobre o tema. O veredito do Júri Escolar foi a favor da redução da maioridade penal.

A partir do veredito será confeccionada uma carta e encaminhada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Também, para avaliar o impacto do projeto, a professora de língua portuguesa exigirá dos estudantes a elaboração de redação acerca do tema debatido no júri.

Logo após o júri, os estudantes saíram em uma pequena passeata pelas ruas da cidade, protestando por melhores condições de segurança, saúde e educação.

Segundo o Promotor de Justiça titular da Promotoria de Brasilândia, Marcos André Sant´Ana Cardoso, o evento foi realizado visando atingir quatro objetivos: aproximar a comunidade escolar das autoridades municipais, uma vez que estiveram envolvidos no projeto a Promotoria de Justiça e a Câmara de Vereadores; fomentar na comunidade escolar o debate de tema atual que impactará diretamente os estudantes, no caso, a redução da maioridade penal; permitir aos estudantes uma experiência prática de diversas profissões da área jurídica – Juiz, Promotor, Advogado e Oficial de Justiça; e buscar o exercício pleno da cidadania pelos estudantes, o que foi conquistado por meio da passeata organizada pela Promotoria de Brasilândia.

Ainda de acordo com o Promotor de Justiça, o evento transcorreu da forma planejada e os objetivos foram alcançados. Ele ainda ressaltou que a qualidade dos argumentos postos a debate e o desempenho dos estudantes que participaram como protagonistas do projeto impressionaram não somente os presentes como também o próprio Promotor de Justiça. “Os meninos e meninas demonstraram grande capacidade de organização e argumentação. Revelaram vocação para o desempenho de profissões jurídicas. Foi uma manhã muito proveitosa e de instrução. Conheci muitos estudantes e professores e pude estreitar laços e me integrar mais à Comarca. Apesar de eu estar assoberbado de serviço, como todos os demais colegas do Ministério Público, todo o esforço destinado à realização do Júri Escolar foi recompensado”, finalizou o Promotor.

Confiras as fotos do projeto: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5, Foto6