O 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que será realizado de 4 a 6 de novembro, no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF, recebeu mais de 600 inscrições de membros e servidores do MP. Um recorde desde sua primeira edição, em 2010. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), terá como temática “Convergência Institucional: Foco no Cidadão e Transformação Social”. Após a cerimônia de abertura, serão premiados os projetos vencedores do Prêmio CNMP 2015.

Durante o primeiro dia de atividades, 4 de novembro, serão promovidos debates sobre práticas inovadoras de gestão, preservação da autonomia institucional do Ministério Público, ouvidoria, comunicação e sociedade, infância e juventude, direitos fundamentais, segurança pública e combate à corrupção.

No dia 5 de novembro, a palestra magna de abertura será ministrada pelo jornalista e conferencista Alexandre Garcia. Ao longo da tarde, serão realizadas palestras sobre boas práticas no enfrentamento à corrupção, segurança de crianças e adolescentes na internet, e sobre a atuação do MP no combate aos crimes cibernéticos.

No terceiro dia de congresso, 6 de novembro, serão discutidos temas como sistema prisional, controle externo da atividade policial, estratégia, inovação e gestão do conhecimento.

Prêmio CNMP

Esta é a 3ª edição do Prêmio CNMP. Neste ano, as práticas inscritas concorreram nas categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade; Diminuição da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão; e Tecnologia da Informação.

A Resolução nº 94/2013, que cria o Prêmio CNMP, foi aprovada pelo Plenário no dia 22 de maio de 2013. De acordo com o texto, o objetivo é prestigiar os programas e os projetos do Ministério Público que mais se destacaram na concretização do Planejamento Estratégico Nacional e no alinhamento com os objetivos definidos. A premiação é anual, e sua organização conta com Conselho Gestor, Comissão Julgadora e Secretaria Executiva.

Confira a programação completa neste “link”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/CNMP