Na quinta-feira (8/10) foi realizada, na Câmara Municipal de Maracaju, a 1ª Audiência Pública referente ao projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Os trabalhos foram conduzidos pelo Promotor de Justiça Estéfano Rocha Rodrigues da Silva e pelo Procurador da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves.

A Audiência Pública, que contou com cerca de 100 participantes, entre professores, diretores, pais de alunos e estudantes, teve como finalidade apresentar o programa MPEduc, bem como oferecer um espaço para que a comunidade pudesse debater questões relacionadas ao sistema de ensino local e levar ao cidadão informações pertinentes à temática em foco e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância e o dever da sua participação nas questões relacionadas à educação.

Os principais problemas levantados na Audiência foram relativos à indisciplina dos alunos e à ausência dos pais na realidade da escola.

O projeto MPEduc foi desenvolvido em razão do baixo índice de desenvolvimento da educação básica nos municípios brasileiros, para ser executado em parceria entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público dos Estados. Seu principal objetivo é estabelecer o direito à educação básica de qualidade para todos os brasileiros.

Dando continuidade ao projeto, serão realizadas visitas às unidades de ensino da rede pública no município, com a finalidade de realizar registros fotográficos das condições das escolas, envolver a comunidade nas questões escolares, bem como dar visibilidade ao programa.

Já na sexta-feira (9/10), o grupo formado pelo Procurador da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves mais a assessoria do MPMS realizou vistorias na Escola Municipal Julio Muller Polo e na Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima.

Veja fotos da Audiência: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5