O Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet assinou o termo de entrada em exercício na 67ª Promotoria de Justiça da comarca de Campo Grande/MS, entrância especial, durante solenidade que aconteceu às 17h de quinta-feira (15/10/2015), no Auditório Dra. Cláudia Menezes Pereira, no prédio das Promotorias de Justiça, na Rua da Paz, ao lado do Fórum. A sessão foi coordenada pelo Promotor de Justiça Paulo Henrique Camargo Iunes, Supervisor das Promotorias de Justiça Especializadas, titular da 46ª Promotoria de Justiça desta Capital.

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, durante a 31ª Reunião Ordinária, realizada no dia 6/10/2015, aprovou a sua promoção, pelo critério de antiguidade, da 2ª PJ de Sidrolândia para a 67ª PJ. O Promotor de Justiça ocupa a vaga deixada por Jaceguara Dantas da Silva Passos, promovida a Procuradora de Justiça e empossada no mês passado.

Em 14 de abril deste ano, Luciano Loubet foi removido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, durante a 9ª Reunião Ordinária, pelo critério de merecimento, de Bonito/MS para a 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Sidrolândia, segunda entrância. Loubet também vinha atuando no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOMA), em Campo Grande.

A solenidade de entrada em exercício contou com as presenças do Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos, que representou o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes; do Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Secretário-Geral do MPMS, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini; e de Promotores de Justiça de Campo Grande.

Durante a abertura do evento, o Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos, ao saudar o Promotor de Justiça, disse que a nova função será um desafio incrível em sua carreira, pois ele deixa uma área relacionada ao meio ambiente, onde atuou em Bonito, Sidrolândia e no CAOMA, para atuar na área de Direitos Humanos. Os Promotores de Justiça presentes desejaram boas-vindas para Loubet.

Em seu discurso, o titular da 67ª PJ falou da satisfação de vir trabalhar em Campo Grande e agradeceu o apoio recebido, reafirmando seu compromisso com a Justiça de Mato Grosso do Sul. Agradeceu a presença de servidores da Promotoria de Justiça de Bonito, onde deixou vários amigos.

Luciano Loubet disse que o trabalho iniciado em Bonito, “com alguns projetos, como o Formoso Vivo, foi ganhando volume, inspirou e auxiliou na formação do Programa SOS Rios, estando hoje em mais de 40 municípios do Estado; ganhou proporções, permitiu as condições para a criação da Rede Latino Americana de Ministério Público Estadual, que, começando em Bonito em 2008, com 40 integrantes e cinco países, hoje já tem mais de 200 integrantes em 18 países em toda a América Latina. Esse é um exemplo que com união entre os colegas podemos fazer algo grande, mesmo não sendo, em número de integrantes, um dos maiores MPs do País”.

Segundo ele, “olhando para o futuro, quero deixar registrada minha satisfação de haver sido promovido para a Promotoria de Direitos Humanos. Refleti muito antes de concorrer a esta promoção, pois sei que o trabalho nesta Promotoria não é fácil, demanda muito conhecimento específico, mas, especialmente, muito respeito e compreensão humana”. Acrescenta que “a dificuldade começa pela responsabilidade de suceder a colega Jaceguara, que fez um excelente trabalho à frente desta Promotoria e que, portanto, deixou na sociedade uma expectativa muito grande e terei que trabalhar duro para poder corresponder a estes anseios”.

 

Foto 1 – Na foto, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Paulo Cezar dos Passos, com Promotores de Justiça que prestigiaram a solenidade

Fotos 2 – Na foto, a composição da mesa dos trabalhos: Procurador de Justiça Paulo Passos; e Promotores de Justiça Paulo Iunes e Luciano Loubet

Foto 3 – O Promotor de Justiça Luciano Loubet assina o termo de entrada em exercício

Foto 4 – Loubet em outro flagrante da solenidade

Fotos: Schimene Duque Weber/Estagiária do MPMS